quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Por hoje, todos os dias...!


TESTEMUNHO de Cristina Berenguel

"Chamo-me Cristina, tenho 39 anos, hoje posso dizer que a vida me sorri e eu sorrio para ela, mas nem sempre foi assim….
Com 12 anos experimentei a 1ª droga. Aos 18 anos já fazia parte da minha vida. Casei e tive um filho, mas continuei mesmo assim a pôr a droga em primeiro lugar, nada nem ninguém me demovia do caminho que tinha escolhido.
Não parava em trabalho nenhum, fiz um curso de vitrinista, mas de nada me valeu. Até que o dinheiro nunca chegava para manter o vicio, e claro comecei a roubar, o difícil foi a primeira vez, depois já o fazia como se de um trabalho se tratasse e, claro que viver assim durante anos me levou à prisão pela 1ª vez, tinha 25 anos.
Quando saí poucos meses depois lá estava eu de novo a ir ao encontro da minha obsessão “a droga”. Aí foi a degradação completa como ser humano, continuei a roubar, prostitui-me, vivi na rua, para mim todo o tempo que não fosse a consumir drogas era tempo perdido.
Perdi a dignidade , o amor próprio. Fiquei grávida e abandonei o meu filho com 8 horas de vida na maternidade, para ir ao encontro das drogas. Fiz tudo aquilo que sempre disse que a mim não me aconteceria .
E mais uma vez vou parar à prisão, já com 36 anos. Estava no fundo do poço. E por irónico que pareça foi o melhor que me aconteceu, senão estaria morta nesta altura.
Finalmente pude parar para ver o que tinha feito com a minha vida, com os meus filhos!
E aceitei que precisava de ajuda, pois sozinha não conseguia.
Fui para a U.L.D.( Unidade Livre de Drogas). Foi ali que comecei novamente a acreditar em mim, encontrei pessoas que me ajudaram (voluntárias da FIAR), até aqui eu nunca tinha aceitado ajuda de ninguém.
Não foi fácil, a prisão é dura, ali acabei por dar valor à vida, à liberdade, chorei muitas noites, pelo tempo perdido, por ter magoado as pessoas que mais amava, a minha mãe foi uma delas. Ali senti que havia pessoas que acreditavam em mim, e a luz no fundo do túnel apareceu e eu agarrei-me a ela com unhas e dentes.
O com a ajuda da FIAR, o Projecto “Vida e Emprego” arranjou-me trabalho e já lá vão dois anos que o mantenho, tenho uma família que me apoia, estou a conquistar os meus filhos, e tenho novos amigos.
Vivo um dia de cada vez, tentando ser melhor todos os dias. Hoje tenho uma vontade louca de viver, de ser feliz. É bom estar deste lado da vida. Posso dizer que é possível deixar uma vida de que fomos escravos. Não posso mudar o meu passado, mas hoje posso fazer um futuro melhor, basta ACREDITAR. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR