terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Voluntários católicos acompanham reclusos do Estabelecimento Prisional de Coimbra


“Poesia e Arte”, um projecto do Grupo Católico de Voluntários Mateus 25, terminou hoje, dia 11 de Fevereiro, depois de dar voz aos Reclusos do Estabelecimento Prisional de Coimbra desde Maio de 2010.
Este projecto surgiu da vontade de duas voluntárias: Maria Eugénia Jardim e Maria Helena Figueiredo, professoras aposentadas do ensino secundário. Imbuídas pelo espírito do Apóstolo Mateus “Estive na prisão e vieste visitar-me”, levaram até aos reclusos, todas as sextas-feiras, durante 1h30, aquilo que transmitiram durante anos aos seus alunos.
Sob o tema O Sonho, redigiram-se textos colectivos - metáforas, acrósticos, outros poemas e um conto (O Coração e o Sonho) –, que serviram de inspiração para a composição de quatro telas pintadas a tinta acrílica e técnica mista, onde estão registados os textos.
A sala onde decorreu a sessão de encerramento é a mesma que, durante este período, acolheu voluntários e reclusos e que recebe, a partir de hoje, uma exposição com estas obras.
No decorrer da sessão, foram dramatizados textos poéticos, fez-se uma leitura expressiva do conto O Coração e o Sonho e cantou-se ainda o poema Sonhar, musicado por José Rocha.
No final da sessão foram oferecidos postais pintados pelos reclusos envolvidos neste projecto: Carlos Azambuja, Carlos Mariano, Cláudio Almeida, Fernando Alves, Ivo Machado, José Rocha, Paulo Jorge Santos, Paulo Pereira e Pedro Abranches.

Desenvolver competências pessoais e sociais e ver um sonho transformado em realidade
Maria Eugénia Jardim e Maria Helena Figueiredo elogiam “as mãos de quem afirmava não saber pintar e para quem a palavra poesia não teria qualquer sentido. As mãos a quem pudemos transmitir um pouco de autoestima.” Afirmam ainda que, com a conclusão deste projecto vêem, também elas, ” um sonho transformado em realidade”.
Acrescentam que Poesia e Arte, que agora termina – no ano Europeu do Voluntariado – só foi possível de pôr em prática com o apoio do Padre Germano Serra, Coordenador do Grupo de Voluntários “Mateus25”, dos outros Voluntários, da Direcção do Estabelecimento Prisional de Coimbra, através da Responsável pelo Voluntariado - Belina Cavaleiro, e do entusiasmo da Técnica Superiora de Reeducação, Ângela Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR