quinta-feira, 17 de novembro de 2011

BRASIL: Susepe trata sobre o sistema penitenciário em seminário com juízes

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) participou do "Seminário sobre o sistema prisional e Encontro estadual de juízes das Varas de Execução Criminal", ocorrido no Palácio da Justiça. O evento foi promovido pela Corregedoria Geral de Justiça do Rio Grande do Sul.

Na conferência de abertura, o superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, participou, ao lado do promotor de justiça Gilmar Bortolotto do debate sobre a aceitação da comunidade para a implantação de casas prisionais. Treiesleben destacou que, embora haja resistência por parte de muitos municípios, este ano, já recebeu o pedido para a instalação de três presídios no RS. "O município tem que dar atenção ao seu preso. O apenado é fruto da sociedade e, para a sociedade, ele vai voltar. Ter um local adequado, no município de origem, facilita o processo de socialização e a recuperação do preso", afirma.

O titular da pasta da Segurança Pública, Airton Michels, ao lado do diretor do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná, Maurício Kuehne, debateu sobre a experiência de terceirização de serviços em casas prisionais. O secretário da Segurança reforçou que o atual governo é contrário à privatização do sistema penitenciário, por ser uma atribuição exclusiva do Estado, e que busca valorizar o trabalho dos agentes penitenciários.

Diversos temas importantes sobre o sistema prisional gaúcho foram discutidos durante o encontro, como a visita de crianças e adolescentes às casas prisionais, o cuidado com a saúde prisional, a implantação de sistemas de monitoramento eletrônico, entre outros.
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR