terça-feira, 22 de novembro de 2011

Reclusos evadem-se com livros: as fugas em Évora, Braga e Sta. Cruz do Bispo


Os Estabelecimentos Prisionais de Évora, Braga e Sta. Cruz do Bispo recebem esta semana o projecto “A poesia não tem grades”. Trata-se de um trabalho que pretende promover a leitura como instrumento de integração social junto dos reclusos e que tem vindo a decorrer desde 2004.

Concebido e dinamizado por Filipe Lopes (performer e divulgador cultural, fundador do Grupo O Contador de Histórias) este projecto pretende sensibilizar os reclusos para importância do livro, que pode ser utilizado como um escape para ultrapassar a solidão e, em simultâneo, para sua formação pessoal. A capacidade de canalizar os sentimentos e forma mais correcta de os expressar são algumas das questões abordadas durante as sessões. Através, sobretudo, da poesia, evocam-se temáticas como o isolamento, o amor, as dependências e a liberdade, não numa perspectiva moralista mas sim com o intuito de promover uma reflexão individual.

Resultado de vários anos de experiência nesta área, “ A poesia não tem grades” já passou pelos mais diversos Estabelecimentos Prisionais, no Continente e também nos Açores. Tendo inicialmente sido concebido como projecto continuado implementado nos EP’s de Sintra e Tires, passou depois para um formato mais reduzido para permitir a sua itinerância pelos centros de reclusão mais distantes de Lisboa, locais onde é mais difícil levar este tipo de iniciativas.
Esta semana a iniciativa realiza-se em Évora (21 de Novembro) e também em Braga e Sta. Cruz do Bispo (25 de Novembro). Neste último, a sessão decorrerá de forma ligeiramente diferente pois terá lugar na Ala Feminina, onde uma parte das reclusas é também mãe. Com elas será também trabalhado o conto infantil, promovendo-se algumas dinâmicas que lhes permitam utilizar a narração oral e os livros no contacto com os seus filhos.
Mercê de um protocolo com a Direcção Geral dos Serviços Prisionais, este é o regresso do projecto de Filipe Lopes aos EP’s, estando programadas diversas sessões até ao final de 2012.

fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR