segunda-feira, 22 de março de 2010

ANGOLA:Governador pede mudança de mentalidade a reclusos



Uíge - O governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, pediu nesta, quarta-feira, aos reclusos da unidade penitenciária da Comarca do Uíge, a necessidade de mudarem de mentalidade após o cumprimento das respectivas penas visando a sua reinserção na sociedade.

O governante fez o pedido no encontro que manteve com os 451 reclusos que se encontram actualmente na comarca, entre detidos e condenados, no âmbito da visita que efectuou aquela unidade, para se inteirar do seu funcionamento e das condições de acomodação dos mesmos.

Paulo Pombolo aconselhou os reclusos para que cada um reflicta de forma séria, para que não voltem a cometer os mesmos erros do passado que os levou até a unidade penitenciária.

O governante manifestou o seu descontentamento ao constatar no local, que cerca de setenta por cento dos reclusos são jovens.

“Há cerca de quatro meses, fui dirigente de uma grande organização juvenil a (JMPLA). E a nossa missão, foi sempre educar a juventude para que evitassem vir parar nestes sítios. Eu pensava que aqui houvesse uma percentagem mínima de jovens, mas a conclusão que cheguei é que, quase 90 porcento dos reclusos são da camada jovem”, lamentou.

Assegurou que o país precisa da força da juventude, e cada um deverá reflectir, adiantando que a Angola que se quer construir precisa dos esforços dos seus próprios filhos principalmente a juventude como camada mais activa.

Destacou, por outro lado, o papel preponderante que a juventude desempenha na reconstrução do país e em particular, da província com vista o seu desenvolvimento.

"Queremos deixar aqui uma mensagem de esperança e incentivo, sempre com espírito de que o país precisa das vossas mãos para desenvolver o país e em particular a província", admitiu o governador.

Deu a conhecer que o governo da província ouviu todas as dificuldades que a unidade prisional enfrenta, assumiu o compromisso de tudo fazer dentro da sua programação de 2010, para resolver as mesmas.

Os serviços prisionais no Uíge, com uma capacidade de albergar apenas 200 pessoas, controla actualmente 451 reclusos dos quais, 228 condenados, sendo dois estrangeiros e duas senhoras e 223 detidos entre eles três mulheres.

Acompanharam a visita do governador, membros do governo local, delegado provincial do Minint no Uíge, Domingos Ferreira de Andrade, comandantes de todas dependências e trabalhadores civis da delegação provincial do interior na província.
fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR