João Pessoa, que dirigia o Estabelecimento Prisional de Aveiro é o novo director do Estabelecimento Prisional de Leiria (EPL) , substituindo João Paulo Sá, que foi transferido para a cadeia aveirense. O novo director do EPL, João Pessoa esteve à frente da cadeia Regional de Leiria antes de ir para Aveiro, e regressa assim à cidade leiriense .Ao que o Diário de Leiria apurou junto de fonte prisional, a substituição do director do EPL poderá estar relacionado com algumas várias fugas e tentativas de motim realizadas nos últimos meses naquele estabelecimento prisional. No passado dia 28 de Fevereiro, seis reclusos evadiram-se do Estabelecimento Prisional de Leiria, aproveitando a hora das visitas. Dois dos foragidos foram recapturados pouco tempo depois. Alguns dos presidiários conseguiram colocar-se em fuga num automóvel que já estaria à espera no exterior e mais tarde confirmado por um dos familiares. Um indivíduo de nacionalidade romena ainda tentou saltar as grades mas não conseguiu chegar a tempo e foi recapturado. A fuga terá sido o corolário de vários incidentes ocorridos naquele estabelecimento prisional há umas semanas, quando um recluso que se encontrava numa cela disciplinar aproveitou uma saída interna para limpar o espaço e feriu um guarda prisional com um talher de plástico.Uns dias antes, um outro recluso foi colocado numa cela disciplinar, o que levou à revolta dos restantes reclusos .Terá sido o corolário deste conjunto de incidentes e as críticas aos métodos utilizados por João Paulo Sá, sobretudo depois da reestruturação do sistema prisional, que a Direcção Geral dos Serviços Prisionais (DGSP) decidiu substituir o director por João Pessoa, um conhecedor da realidade da instituição leiriense. O Estabelecimento Prisional de Leiria continua a destinar-se ao internamento de reclusos jovens adultos entre os 16 e os 21 anos, com possibilidade de permanência até aos 25 anos. Os principais investimentos realizados foram nas áreas do ensino e da formação profissional, tendo sido construídos uma "escola" em edifício próprio e um pavilhão para a formação profissional.
fonte
segunda-feira, 22 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Direcção
Mensagem de boas-vindas
"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."
"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."
Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário