segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ANGOLA: Vice-ministro inaugura segundo bloco prisional da Penitenciaria do Sumbe

Sumbe - O segundo bloco prisional da Penitenciaria do Sumbe, província do Kwanza Sul, foi hoje, segunda-feira, inaugurado pelo vice-ministro do Interior para os serviços de protecção civil e bombeiros, Eugénio Laborinho, que destacou as condições de humanização oferecidas aos detidos.




Após o corte da fita inaugural e ter percorrido os compartimentos dos dois pisos do edificio, Eugénio Laborinho disse aos jornalistas que a sua reabilitação enquadra-se no esforço do Executivo em proporcionar, aos reclusos, as condições sociais de acomodação e de assistência médica e medicamentosa no quadro da promoção dos direitos humanos.





"Acho que estamos de parabéns. O Executivo angolano tem estado a fazer tudo para diminuir a superlotação das cadeias e criar as condições de humanização dos detidos, assim como na sua ocupação em tarefas úteis nos mais diversos ofícios no âmbito dos direitos humanos", frisou.





Por seu turno, o director provincial dos Serviços Prisionais do Kwanza Sul, Noé Nascimento, considerou que a entrada em funcionamento deste bloco representa uma mais valia para a instituição por aumentar a sua capacidade de acomodação de presos.






"Nos últimos tempos temos estado a conhecer alguma superlotação e a inauguração deste edifício desanuvia o primeiro bloco. Deste modo, o sistema de internamento está dentro dos parâmetros recomendados pela carta dos direitos humanos das Nações unidas", realçou.





Para o auto-sustento da instituição, os reclusos são engajados na prática da agricultura para a melhoria ou complementaridade da dieta alimentar, recebida das importações.





A cadeia alberga mil e 247 detidos com direito às três refeições diárias e assistência médica.





O segundo bloco prisional, de dois pisos, alberga 254 reclusos, sendo 120 no primeiro piso e 134 no segundo.





Em termos de divisões comporta 124 celas, WC, um refeitório para 160 reclusos, uma cozinha industrial, geral, um pátio multiuso, copa e uma área de visitas para 18 pessoas.





Na ocasião, o vice-ministro procedeu ainda a entrega de três viaturas de apoio a instituição.





Presenciaram ao acto de inauguração, membros do governo provincial do Kwanza Sul e altos funcionários do Ministério do Interior.

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR