quarta-feira, 26 de outubro de 2011

APRESENTAÇÃO E FORMAÇÃO DO PROJECTO "PÔR-A-ZERO"


Realizou-se nos passados dia 22 e 23 de Outubro, em Lisboa, nas instalações da CUPAV, a apresentação e formação no âmbito do projecto "Pôr-a-Zero" - PaZ, tendo-se contado com a presença do orador, Dan Van Ness, Director Executivo do Centro para a Justiça e Reconciliação da Prison Fellowship International, que também participou no II Congresso Internacional de Justiça Restaurativa.
O referido projecto baseia-se nos princípios de Justiça Restaurativa, visa na medida do possível reparar os efeitos do crime, envolvendo e promovendo o encontro entre vitimas e agressores, permitindo aos participantes interagirem entre si.
Durante a apresentação foi dado a conhecer o projecto PaZ- "Pôr-a-Zero".
Estiveram presentes alguns voluntários, a Dra. Florbela Ferreira, em representação da DGSP, os Directores dos E.P´s de Sintra, Dra. Fátima Corte,e do Linhó, Dra. Otília Gralha. Também esteve presente em representação da APAV, Associação de Apoio à Vítima, o Dr. Frederico Moyano Marques.Igualmente esteve presente a Dra. Tânia Mealha, psicóloga, actualmente investigadora na Universidade do Porto, que se disponibilizou para acompanhar o projecto piloto, bem como a sua avaliação.
Todos os participantes se mostraram bastante interessados.
Já durante a formação foram analisados, em simultâneo pelos voluntários, pelos representantes das entidades supra referidas e pelo orador convidado(num total de cerca de 20 pessoas), os documentos que servem de apoio ao projecto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR