domingo, 15 de fevereiro de 2009

Cartas de amor atrás das grades


Cartas de amor atrás das grades A maioria dos 100 reclusos do Estabelecimento Prisional Regional de Leiria (EPRL) escreveram cartas de amor, no âmbito de um concurso lançado internamente a propósito do Dia dos Namorados, que se comemora amanhã.Envolver os reclusos, com idades compreendidas entre os 16 e os 80 anos, na elaboração de poemas e cartas de amor é uma prática recorrente naquele estabelecimento prisional, cujo objectivo é comemorar datas festivas para quem está privado da liberdade. “Este tipo de iniciativas permite a todos os homens e mulheres do estabelecimento prisional quebrarem a rotina do dia-a-dia dentro da prisão e promover a leitura e a escrita”, explica Natividade Monteiro, adjunta do director do EPRL. Por outro lado, defende a responsável, a maioria dos reclusos que cumprem penas “são pessoas desmotivadas” e os concursos servem para lhes “elevar a auto-estima”. “Estas cartas de amor também servem para os obrigar a reflectir sobre o que se passa na sociedade em datas festivas e reforçar a afectividade entre eles”, acrescenta Natividade Monteiro.Tema livre para escrevercartas de amorA direcção do EPRL não impôs nenhum requisito para os reclusos participaram no concurso, deixando ao critério de cada recluso o tema que pretende abordar, mas a mensagem principal teria de ser relacionada com Dia dos Namorados. As cartas de amor foram entregues na quarta-feira e o júri, constituído por professoras de Português que ensinam a na prisão, fez ontem a selecção dos melhores trabalhos.Segundo Natividade Monteiro, os reclusos mais velhos são os que menos aderem às iniciativas, mas, mesmo assim, “há uma forte participação”. “Para as pessoas mais deprimidas e de mais idade, estes concursos incentivam a reflectir sobre o amor e, ao mesmo tempo, aproxima-os da sociedade civil sobre as efemérides, que são comemoradas no exterior”, sustenta, realçando que, para os reclusos, é “extremamente importante” perceberem o que se passa fora das grades.

Mário Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR