Objectivo Sensibilizar os jovens para o exercício de uma cidadania responsável e prevenir a criminalidade
Destinatários Jovens integrados em grupos de socialização (escolas, Instituições de Acolhimento, tempos livres, etc.)
Organizações envolvidas Escolas, Instituições tuteladas pela Segurança Social, ONG, IPSS e outras organizações
Duração de cada sessão do projecto O Projecto inclui três fases: sessões de preparação com os destinatários, um dia passado na prisão e sessões subsequentes dinamizadas pelas organizações que enquadram os jovens.
Metodologia
Fase I Sessões Prévias
As sessões prévias incluem dois momentos: a) apresentação e sensibilização às organizações beneficiárias do projecto e b) dinamização de sessões formativas com os professores/ monitores e jovens beneficiários.
Fase II dia na Prisão
O dia na prisão decorre em três momentos:
Destinatários Jovens integrados em grupos de socialização (escolas, Instituições de Acolhimento, tempos livres, etc.)
Organizações envolvidas Escolas, Instituições tuteladas pela Segurança Social, ONG, IPSS e outras organizações
Duração de cada sessão do projecto O Projecto inclui três fases: sessões de preparação com os destinatários, um dia passado na prisão e sessões subsequentes dinamizadas pelas organizações que enquadram os jovens.
Metodologia
Fase I Sessões Prévias
As sessões prévias incluem dois momentos: a) apresentação e sensibilização às organizações beneficiárias do projecto e b) dinamização de sessões formativas com os professores/ monitores e jovens beneficiários.
Fase II dia na Prisão
O dia na prisão decorre em três momentos:
1. Estou Privado da Liberdade!Os jovens são envolvidos numa experiência simulada, em ambiente prisional, que lhes permite sentir o que significa estar privado da liberdade. Conhecem um pouco de todas as facetas da vida prisional, na óptica de um recluso.Esta acção será enquadrada por técnicos e pessoal do corpo da guarda prisional
2. Percebo a importância de ter controlo sobre a minha vida.À conversa com reclusos seleccionados, os jovens apercebem-se das atitudes e comportamentos que significam não ter controlo sobre a construção das suas vidas e são convidados a reflectir sobre as consequências desta omissão. Aos reclusos, pede-se que partilhem as suas experiências pessoais, em especial a forma como se viram envolvidos num processo judicial e numa condenação e na tomada de consciência dos efeitos nas vítimas do(s) crime(s). Pede-se ainda que partilhem o que significa estar privado da liberdade — que emoções, que perdas… — a sensação de arrependimento, a responsabilidade da reparação e o que mudariam nas suas vidas se pudessem voltar atrás, designadamente, as estratégias para evitar o crime.
3. Declaro o Meu Futuro. Percebo o que vivi e reflicto sobre o futuro que pretendo para a minha vida.Sessão dinamizada por técnicos. O debate orienta-se para a experiência vivida pelos jovens durante este dia, convidando-os a reflectir sobre a sua visão pessoal (como querem que seja a sua vida no futuro). Inicia-se a actividade com a elaboração de um desenho sobre a forma como cada jovem vê o seu futuro em termos ideais.A discussão em sala permite reflectir sobre as estratégias para atingir essa visão e sobre os valores a eleger. Termina com um documento escrito pelo jovem intitulado “Declaro o Meu Futuro”O objectivo é passar a ideia que o futuro também se constrói e que somos os únicos responsáveis pela forma como conduzimos a nossa vida (sabemos que há muitos factores adversos que tornam o caminho de uns bem mais difícil que o caminho de outros, mas a ideia fundamental a reter é que só fazemos o que queremos fazer, desde que a lei não o proíba, e que podemos sempre escolher outras alternativas para um caminho seguro e responsável).
Fase III Sessões Subsequentes
As sessões subsequentes são dinamizadas pelas organizações envolvidas e têm os seguintes objectivos:- garantir que a experiência vivenciada seja percepcionada de uma forma pedagógica e construtiva.- reforçar a importância das escolhas: pensar nas consequências dos actos e formular alternativas aos comportamentos numa postura proactiva- reflectir sobre a adopção de estilos de vida e acções coerentes com a visão de futuro formulada na fase II.- suscitar o interesse pela temática das condições de vida nas prisões e pela reinserção social de reclusos
Avaliação Avaliação de expectativas no início do projecto e avaliação no final do Projecto. Relatório de avaliação das organizações envolvidas
Indicadores nº de sessões / nº de jovens abrangidos / grau de impacto reactivo nos jovens (resultados de um questionário de avaliação aplicado aos jovens no final do projecto)
Divulgação Afixação de indicadores e resultados do Projecto no Espaço GI de cada Estabelecimento Prisional, Newsletter GI em Acção, Newsletter Interface Justiça, Comunicação Social.
2. Percebo a importância de ter controlo sobre a minha vida.À conversa com reclusos seleccionados, os jovens apercebem-se das atitudes e comportamentos que significam não ter controlo sobre a construção das suas vidas e são convidados a reflectir sobre as consequências desta omissão. Aos reclusos, pede-se que partilhem as suas experiências pessoais, em especial a forma como se viram envolvidos num processo judicial e numa condenação e na tomada de consciência dos efeitos nas vítimas do(s) crime(s). Pede-se ainda que partilhem o que significa estar privado da liberdade — que emoções, que perdas… — a sensação de arrependimento, a responsabilidade da reparação e o que mudariam nas suas vidas se pudessem voltar atrás, designadamente, as estratégias para evitar o crime.
3. Declaro o Meu Futuro. Percebo o que vivi e reflicto sobre o futuro que pretendo para a minha vida.Sessão dinamizada por técnicos. O debate orienta-se para a experiência vivida pelos jovens durante este dia, convidando-os a reflectir sobre a sua visão pessoal (como querem que seja a sua vida no futuro). Inicia-se a actividade com a elaboração de um desenho sobre a forma como cada jovem vê o seu futuro em termos ideais.A discussão em sala permite reflectir sobre as estratégias para atingir essa visão e sobre os valores a eleger. Termina com um documento escrito pelo jovem intitulado “Declaro o Meu Futuro”O objectivo é passar a ideia que o futuro também se constrói e que somos os únicos responsáveis pela forma como conduzimos a nossa vida (sabemos que há muitos factores adversos que tornam o caminho de uns bem mais difícil que o caminho de outros, mas a ideia fundamental a reter é que só fazemos o que queremos fazer, desde que a lei não o proíba, e que podemos sempre escolher outras alternativas para um caminho seguro e responsável).
Fase III Sessões Subsequentes
As sessões subsequentes são dinamizadas pelas organizações envolvidas e têm os seguintes objectivos:- garantir que a experiência vivenciada seja percepcionada de uma forma pedagógica e construtiva.- reforçar a importância das escolhas: pensar nas consequências dos actos e formular alternativas aos comportamentos numa postura proactiva- reflectir sobre a adopção de estilos de vida e acções coerentes com a visão de futuro formulada na fase II.- suscitar o interesse pela temática das condições de vida nas prisões e pela reinserção social de reclusos
Avaliação Avaliação de expectativas no início do projecto e avaliação no final do Projecto. Relatório de avaliação das organizações envolvidas
Indicadores nº de sessões / nº de jovens abrangidos / grau de impacto reactivo nos jovens (resultados de um questionário de avaliação aplicado aos jovens no final do projecto)
Divulgação Afixação de indicadores e resultados do Projecto no Espaço GI de cada Estabelecimento Prisional, Newsletter GI em Acção, Newsletter Interface Justiça, Comunicação Social.
SINOPSE DO PROJECTO-MJ
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