segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Revista Ousar Integrar



A Ousar Integrar – Revista de Reinserção Social e Prova é uma publicação quadrimestral, propriedade da Direcção-Geral de Reinserção Social (DGRS), serviço do Ministério da Justiça.

A Direcção-Geral de Reinserção Social tem como missão definir e executar as políticas de prevenção criminal e de reinserção de jovens e adultos, designadamente pela promoção e execução de medidas tutelares educativas e de penas e medidas alternativas à prisão.

A revista Ousar Integrar situa-se no contexto da missão da DGRS, dedicando-se às questões da prevenção da conduta e reincidência criminal e da reinserção social de jovens e adultos. Pretende ser um meio de divulgação dos progressos no domínio da investigação científica sobre a delinquência, entendida enquanto fenómeno multifactorial a cuja produção se encontram associados factores de natureza individual e social.

Destina-se a quem intervém na área da delinquência e da criminalidade em geral, nomeadamente aos operadores na área da justiça, procurando constituir um instrumento de informação/aprendizagem para os intervenientes nas diferentes fases dos processos judiciais, contribuir para a compreensão do fenómeno da criminalidade e das questões que se colocam à aplicação da lei e estimular a reflexão crítica sobre as práticas profissionais. Valorizando o conhecimento empírico, procura ser um elemento favorecedor da incorporação de diferentes formas de pensamento e do recurso a estratégias inovadoras diferenciadas na prevenção da delinquência e na intervenção junto dos agentes de crime, com vista à sua inserção e à prevenção da reincidência criminal.

A Ousar Integrar – Revista de Reinserção Social e Prova assume-se como uma revista científica, pretendendo promover uma aproximação entre os mundos académico e da praxis.

Para mais informações contactar: Ousar Integrar - Revista de Reinserção Social e ProvaDirecção-Geral de Reinserção Social Avª Almirante Reis, nº 101, 1150-013 Lisboa Tel. 213 176 100 Fax. 213 176 171 revista.ousarintegrar@dgrs.mj.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR