

O projecto vai envolver cem reclusos, sendo que 60 vão ser acompanhados desde o período de reclusão, 20 desde a liberdade condicional e 20 após a libertação.Deste grupo, vão ser seleccionadas 20 famílias que serão apoiadas no regresso do recluso à sociedade, com o envolvimento da comunidade no acompanhamento dos casos.O percurso do recluso acompanhado no âmbito do programa “Rumos de Futuro”, que já está a funcionar em regime experimental, começa com um processo de selecção, após o qual o recluso é direccionado para uma de três vertentes: formação profissional à medida, formação em empreendorismo ou colocação em actividades internas.No período de transição, durante a liberdade condicional, há um acompanhamento da inserção na vida activa que vai permitir-lhe uma saída profissional que pode passar pela integração numa empresa, formação profissional à medida ou a criação da própria empresa.Na última fase, já em liberdade, o apoio continua com o acompanhamento do ex-recluso e da sua família.Os responsáveis pelo projecto pretendem envolver 15 a 30 empresas no acolhimento de ex-reclusos e na subcontratação de serviços ao Estabelecimento Prisional de Sintra (EPS).
envie-me mais informações sobre este processo porque me interessa muito. por outro lado estou a fazer uma pesquisa neste ramo de reinserção dos reclusos na vida social.
ResponderExcluirAugusto Cavalo
caugustocavalo@hahoo.com.br
eu sou ivan aurelio nhantumbo,estudante de direito na universidade eduardo mondlane em mocambique, gostei do vosso projecto e gostaria de tomar parte mesmo estando distante, espero animado a vossa resposta. meu amil ivansharas@hotmail.com
ResponderExcluir