segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Movimento Esperança Portugal-MEP

"Uma segunda oportunidade"

http://www.scribd.com/doc/12452521/Exreclusos-Em-Fase-de-ReintegraoMEP

O Movimento Esperança Portugal, através do seu Programa, ambiciona para Portugal um objectivo mobilizador, capaz de nos projectar para o futuro. Queremos reunir e unir os portugueses para vencer os desafios presentes.
Portugal tem revelado, ao longo da sua História, capacidades inesperadas de vencer obstáculos aparentemente inultrapassáveis. Somos capazes de fazer o impossível, se a missão é grandiosa. O nosso problema não está aí. Para Portugal e para os portugueses, o desafio está na continuidade, no quotidiano, no aperfeiçoamento, na persistência.
Por isso, como síntese final, o MEP propõe como objectivo para o Portugal do século XXI uma missão, a um tempo simples e ambiciosa: “Ser melhor”. Em tudo, sempre e independentemente das circunstâncias. Um objectivo sempre referenciado ao bem comum. Numa permanente competição connosco próprios, melhorando sustentadamente processos e resultados.
Este objectivo é universal. Não deixa ninguém de fora e responsabiliza-nos a todos. Dirige-se a cada um de nós, às nossas instituições, públicas e privadas. Portugal precisa de ser melhor, todos os dias.
Nesta aspiração a “Ser melhor”, serão fundamentais as culturas de planeamento, de execução e de avaliação. Necessitamos de cuidar do planeamento com empenho, deixando ao improviso só os verdadeiros imponderáveis. Precisamos de investir numa execução rigorosa e cuidada, eficaz e eficiente. Temos que fazer melhor, com menos dinheiro, pois as finanças públicas não suportam o aumento da despesa e também não é desejável, nem viável, o aumento da carga fiscal. Finalmente, ambicionamos uma avaliação permanente, capaz de se constituir como oportunidade de reconhecimento e de aprendizagem, de melhoria contínua e progressiva.
Mas também as atitudes contam. Sabemos que ninguém vence batalha alguma num quadro de desânimo ou desistência.
Precisamos de cultivar atitudes que reflictam motivação, ambição e persistência. Só assim chegaremos a destino que valha a pena.
Assumimos que está verdadeiramente ao nosso alcance um país melhor, porque mais humano e mais justo. Mas não só. É também evidente que “Melhor” não só é possível, como necessário e urgente.
“Melhor é possível” será, em síntese, o desafio maior com o qual o MEP se compromete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR