quarta-feira, 15 de julho de 2009

1ª sessão de cinema dentro de prisão vista por 120 reclusas

Mais de uma centena de reclusas do Estabelecimento Prisional de Tires, em Cascais, assistiram hoje à primeira sessão de cinema dentro de uma prisão, uma iniciativa inédita que prevê exibições em todos os estabelecimentos prisionais do país.
A iniciativa resulta de uma parceria entre a Direcção Geral de Estabelecimentos Prisionais e a ZON Lusomundo para assinalar o lançamento em DVD do filme "O Leitor".
"Esta é uma iniciativa para trazer o cinema para dentro dos Estabelecimentos Prisionais e estamos hoje a apresentar pela primeira vez um filme nestes moldes, num grande auditório com a participação de todas as reclusas que se quiseram inscrever e que são cerca de 120", adiantou à Lusa a directora do Estabelecimento Prisional de Tires (EPT), Clara Manso Preto.
Acrescentou ainda que estão previstas exibições em todos os estabelecimentos prisionais (EP) do país, 49 no total, sendo que nos restantes EP a exibição será feita em DVD.
Tal como acontece na maior parte das salas de cinema, também havia pipocas para quem quisesse, mas contra o habitual silêncio, mal as luzes se apagaram, o ambiente era de euforia.
"É uma maneira de estarmos mais actualizadas com o que se passa lá fora e se isto é uma estreia, melhor ainda", considerou Sónia Mendes, 32 anos, reclusa no EPT há um ano.
Também para Maria João Cunha, 43 anos, reclusa há três anos e meio, esta é uma oportunidade para esquecer a realidade prisional.
"Ajuda e transporta-nos um bocadinho, durante algumas horas, para as pessoas que lá estão fora, na sociedade e que são livres e dá-nos a ilusão de sermos livres também, por alguns momentos", disse à Lusa.
Presente na sessão, o subdirector-geral dos Serviços Prisionais vê nesta iniciativa uma acção de inclusão.
A experiência "fá-las sentir parte da sociedade", pelo que "pode ser um factor de inclusão", considerou Paulo de Carvalho.
Para além da projecção do filme "O Leitor", a tarde foi completada com um desfile de moda organizado por algumas reclusas, que apresentaram peças feitas de materiais reciclados.
Diário Digital / Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR