quarta-feira, 15 de julho de 2009

Prisões com "plano de contigência" e medidas de prevenção

A Direcção-Geral dos Serviços Prisionais (DGSP) esclareceu hoje, quinta-feira, que está activo um plano de contigência que prevê medidas de despiste e prevenção de casos suspeitos de gripe A (H1N1) nas prisões.
O plano aborda também o encaminhamento dos reclusos para o hospital prisional, para isolamento e realização de análises.
"Cada Estabelecimento Prisional (EP) foi dotado de máscaras e luvas para o efeito", refere uma nota informativa da DGSP, lembrando que, "em 30 de Abril de 2009, a DGSP enviou a todos os Estabelecimentos Prisionais o 1º Plano de Contingência que prevê a ligação entre os serviços clínicos dos estabelecimentos prisionais e os serviços competentes do Ministério da Saúde".
Segundo a DGSP, em 6 de Maio passado foi constituído o Grupo Anti-Gripe A, tendo sido estabelecido "um gabinete de crise e criada uma caixa de correio própria para as comunicações".
"Após várias reuniões com a Direcção-Geral da Saúde, foi desenvolvido o Plano de Contingência para o Hospital Prisional, o qual constitui a base logística/retaguarda e estabeleceram-se procedimentos e respectivo fluxograma", acrescenta a nota.
A DGSP alientou, a propósito, que estão em curso, no hospital prisional, obras de adaptação de espaços, aquisição de equipamentos e reforço de materiais.
A DGSP recorda também que, em 13 de Maio último, realizou-se uma reunião do Gabinete Coordenador de Segurança, na qual foram estabelecidas orientações para o planeamento das forças de segurança, e que está a ser criada uma lista de medidas e procedimentos internos destas forças.
"Foi feito o levantamento, por grupo profissional, do número de funcionários a ser abrangido pelas medidas terapêuticas preventivas e comunicado às entidades competentes", conclui a DGSP.
jn.sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR