terça-feira, 30 de novembro de 2010

Aveiro:Mesa redonda sobre a Humanização da pessoa presa


As Instituições Particulares de Solidariedade Social devem ser chamadas pelo Estado mais activamente a apoiar na reinserção dos detidos. Proposta feita em Aveiro pelo deputado do PSD Couto dos Santos durante um encontro organizado pela Diocese de Aveiro com eleitos pelo distrito que serviu para avaliar as medidas de humanização da pessoa presa no sistema penal português.
O social democrata, que foi cabeça-de-lista por Aveiro, disse concordar com a fusão do Instituto de Reinserção Social com a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais, atendendo que "pode criar sinergias" e melhorar o regresso dos presos à liberdade com "intervenção diferenciada" conforme os casos.
A sociedade, por regra, não se envolve na preparação do regresso à liberdade dos detidos. Um lamento deixado pelo Padre João Gonçalves, Coordenador Nacional da Pastoral Penitenciária. "Queremos que saiam das prisões mais preparadas, fomos feitos para a liberdade, é uma questão de todos", disse.
Maria de Belém, do PS, lembrou as novas oportunidades criadas pelo regime de activade voltado para o exterior, cabendo a um juíz a autorização a título precário.
Pelo CDS, Teresa Caeiro, advogado penas alternativas a prisão que "muitas vezes não são utilizadas", como o trabalho a favor da comunidade, prisão domiciliária ou suspensão do processo com "especial atenção aos jovens adultos".
Pedro Soares, do BE, considerou que "ainda há muito por fazer" a nível da formação e das relações de trabalho como meio de reinserção social, deixando ainda uma nota para os riscos da privatização dos estabelecimentos prisionais.

fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR