quinta-feira, 25 de novembro de 2010

"Prisões: 20% dos reclusos são estrangeiros"


“Em Finais de Junho de 2010 estavam detidos nos estabelecimentos prisionais portugueses 11.535 reclusos, dos quais a grande maioria ( 10.923) era do sexo masculino. As mulheres eram, naquela data, 612.
De acordo com as estatísticas da Direcção-Geral dos Serviços Prisionais referentes ao segundo trimestre de 2010, 2351 reclusos eram estrangeiros, sendo Cabo-Verde o país de origem da maioria deles. Seguia-se o Brasil, com 298 detidos, Guiné-Bissau (229), Angola (192), Espanha (159) e Roménia (118).
A quase totalidade dos reclusos estrangeiros são homens ( 2168) com mais de 21 anos. Apenas 138 são mulheres a cumprir pena em Portugal.
Segundo os mesmos dados, 89% da totalidade dos reclusos tinham frequência de ensino, dos quais 32% a frequência do ensino básico e 2,1% do ensino superior. Apenas 4,7% não sabiam ler nem escrever.
A pena mais aplicada tanto a homens como a mulheres tinha uma moldura penal situada entre três e seis anos , seguindo-se as penas entre seis e nove anos. As mulheres lideram os crimes a estupefacientes, sendo que nos outros tipos de crimes os homens aparecem em posição de destaque, como é o caso dos crimes contra o património e as pessoas,. Se se analisar o tipo de crime em função da nacionalidade, verifica-se que os estrangeiros lideram os crimes relativos a estupefacientes.
A população reclusa registou, no ano de 2006, 12.636 presos. Desde essa altura que se tem mantido nos valores dos onze mil presos.”
in Boletim da Ordem dos Advogados nº 71 - Outubro 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR