terça-feira, 2 de novembro de 2010

Estado partilha com ONG espanhola gestão de centro para menores delinquentes

Para a semana, já haverá crianças e jovens que cometeram crimes a viver nas novas instalações do Centro Educativo de Santa Clara. Ontem, aquele edifício de Vila do Conde era ainda uma promessa: o lugar onde se ensaia uma nova gestão partilhada entre o Estado português e uma organização não governamental espanhola que por cá assume o nome de União Meridianos Portugal.
Numa curta visita, o ministro da Justiça, Alberto Martins, enfatizou as qualidades do edifício desenhado pelo arquitecto Maia Gomes, da Câmara de Vila do Conde. A estrutura de linhas simples e cores claras tem capacidade para acolher 36 rapazes e 12 raparigas e estava há muito pronta. “A sociedade em que vivemos é muito agressiva, muito difícil”, reconheceu aquele membro do Governo. Nela existem “grandes desigualdades, pobreza”. Daí “o apelo a atitudes menos adequadas por parte dos jovens”. Esses comportamentos “devem ser combatidos”, advogou. Deve, porém, dar-se-lhes “uma segunda oportunidade.”
Houve concurso público internacional para a parceria. E ganhou a União Meridianos, que em Espanha já trabalha com menores que cometeram factos tipificados como crimes. O contrato foi assinado em Maio. O Estado ficará responsável pela gestão e pela segurança. E a organização não governamental pelos chamados critérios e métodos de educação, formação profissional, ligação ao exterior.
O modelo de gestão partilhada tem sido apresentado pelo Governo como “uma inovação na intervenção educativa”. Ontem, o coordenador geral de programas educativos da União Meridianos, Diego Vargas, referiu-o como “um modelo inovador a nível europeu”. Convidado a esclarecer as suas palavras, Diogo Vargas usou uma expressão vaga: falou num “modelo de inserção laboral realista”. Instigado a ser mais específico, respondeu: “Estes jovens serão preparados para a vida activa.” Como? Através de uma intervenção integrada que lhes “permitirá desenvolver opções vocacionais, adquirir hábitos básicos de trabalho, competências e qualificações nas áreas profissionais.”
Na prática, o CE de Santa Clara disporá de programas de formação e orientação profissional e de ateliers profissionais (design e artes gráficas, cabelo e beleza, hotelaria, manutenção de espaços). Oferecerá também terapia individual, ateliers cognitivos, voluntariado, actividades de lazer. A equipa promete ainda trabalhar em paralelo com as famílias.
O contrato-programa é de três anos. Por cada um, o Estado paga dois milhões de euros.
Uma parceria semelhante está a ser testada na Madeira. Esse CE tem três unidades residenciais, mas foi em Junho inaugurado com apenas uma a funcionar. Por lá, a formação profissional será um pouco diferente, de modo a melhor responder às condições socioeconómicas da região.
Na inauguração de ontem, director-geral da Reinserção Social e director-geral dos Serviços Prisionais já eram a mesma pessoa. O ministro defendeu que a fusão servirá para “racionalizar meios e organizar sinergias, obtendo-se uma melhor interacção” entre os dois organismos.
A integração da Reinserção Social na Direcção-Geral dos Serviços Prisionais, decidida no Conselho de Ministros do dia 11, não agradará a alguns funcionários. Mas Alberto Martins assegura que, à semelhança do que se faz em países como Espanha, esta medida “não significa uma menor organização das especificidades da reinserção”. Na sua opinião, a fusão não coloca em causa “a filosofia de uma atenção especial aos jovens em detrimento das condenações normais: poderem ter ganhos de sinergias em termos de segurança, em termos da qualificação dos pedagogos, da assistência médica, das soluções de enquadramentos.”
Ana Cristina Pereira
Público
30/10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR