quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Prisões: Tortura é praticada amplamente - ex-relator da ONU


A tortura é amplamente praticada e a melhoria das condições de detenção é uma das prioridades para assegurar o respeito pelos direitos dos prisioneiros, considerou na terça feira em Viena o ex-relator especial da ONU, o austríaco Manfred Nowak.
«As condições de detenção são catastróficas», declarou Manfred Nowak, cujo mandato de relator especial terminou no fim de outubro, evocando as condições deploráveis de higiene e de saúde, que o «surpreenderam mais do que a amplitude da tortura».
O austríaco, que deu na terça feira uma conferência na Escola dos altos estudos internacionais de Viena, preconizou a criação de uma comissão na Organização das Nações Unidas sobre os direitos dos prisioneiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR