quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Amnistia Internacional acusa Europa de envolvimento em prisões ilegais


Há oito países europeus que estão a ser acusados, pelos responsáveis da Amnistia Internacional, de estarem envolvidos em detenções ilegais feitas pela CIA: Alemanha, Reino Unido, Itália, Lituânia, Macedónia, Polónia, Roménia e Suécia.Num relatório da organização, avançado pela agência EFE, a AI é particularmente crítica com o Governo britânico, que acusa de ter conhecimento das escalas de voos secretos daquela agência norte-americana no Reino Unido.A Alemanha também é relevada no documento, que recorda a detenção do sírio Muhammar Zammar, interrogado numa altura em que estava detido ilegalmente. A AI apelou à União Europeia para que pressione os seus Estados-membros a indemnizar as vítimas destes programas ilegais, levados a cabo no âmbito da luta antiterrorista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR