quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Cadeias com presos a mais e guardas a menos


Várias prisões do país estão sobrelotadas. O Sindicato dos Guardas Prisionais diz que, nestas cadeias, a segurança está posta em causa. O sistema prisional conta actualmente com 11 674 reclusos. Desde 2006 que o número não era tão elevado.É nos estabelecimentos prisionais regionais que a situação é mais preocupante, com a taxa de ocupação a chegar aos 115 por cento. Cadeias que estão a receber mais reclusos do que podem. Nos estabelecimentos prisionais centrais, a taxa de ocupação já ultrapassa os 97 por cento.O sindicato justifica o aumento da população recusa com as alterações ao Código do Processo Penal e ao de Código de Execução de Penas. Em resposta, a Direcção-geral dos Serviços Prisionais (DGSP) diz não existir sobrelotação, já que a taxa global de ocupação das prisões é de 96 por cento. Quanto às cadeias que contam com reclusos para além da capacidade, a DGSP explica que o problema se prende com circunstâncias conjunturais, como obras em curso ou por iniciar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR