terça-feira, 30 de novembro de 2010

SUIÇA:Suíços aprovam em referendo expulsão automática de estrangeiros condenados


ZURIQUE - A expulsão automática de estrangeiros condenados por crimes graves foi aprovada pela maioria dos suíços que votaram num referendo realizado no domingo. O resultado é considerado a mais recente demonstração da crescente hostilidade no país contra imigrantes, mas nem todos concordaram com a aprovação da medida.
Milhares de opositores fizeram uma manifestação no domingo em Zurique. Na capital suíça, Berna, cerca de 500 pessoas protestaram e algumas atiraram bolas de neve e garrafas contra a polícia, diante do Parlamento, disseram autoridades.
A proposta de deportação automática foi aprovada por 53%, segundo resultados divulgados pela TV suíça, e tem como alvo condenados por crimes como assassinato, estupro e tráfico de drogas ou pessoas. Iniciativa de partido de direita
A iniciativa de expulsão partiu do Partido do Povo Suíço, de direita. Outras legendas não apoiaram a medida.
- Não acho que isto seja um bom sinal para o nosso país - disse Christian Levrat, líder do Partido Social Democrata, de centro-esquerda, contrário à proposta.
Dados oficiais indicam que os estrangeiros constituem mais de um quinto da população suíça, de 7,7 milhões de habitantes.
No ano passado, a Suíça aprovou a proibição da construção de novos minaretes em mesquitas, medida que provocou críticas de outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR