sábado, 29 de janeiro de 2011

BISSAU:Liga dos Direitos Humanos preocupada com condições nas prisões

Bissau - A Liga Guineense dos Direitos Humanos visitou hoje (quarta-feira) alguns centros de detenção em Bissau e constatou que as condições dos presos são péssimas em todos os sentidos.
De acordo com Sadjo Seide, responsável pela assistência jurídica da Liga para as Questões da Criança e Mãe, quase todos os centros de detenção do país não possuem as condições mínimas exigidas para os presos.
Sadjo Seidi citou o exemplo da Primeira Esquadra de Bissau, principal centro de reclusão do país, onde disse ter verificado que as mulheres e homens aí detidos "praticamente partilham os mesmos espaços de higiene".
"Felizmente na prisão da Primeira Esquadra não se encontra detida nenhuma criança, mas vimos duas mulheres que nos lamentaram a sua situação de detenção. São relatos graves. Contaram-nos a situação em que dormem e a precariedade da sua saúde", afirmou Seidi.
Segundo aquele responsável da Liga dos Direitos Humanos, as duas mulheres relataram que além de usarem os mesmos espaços de higiene que os homens, as casas de banho cheiram mal e nunca tiveram assistência médica.
Segundo Sadjo Seidi a falta de assistência médica nas prisões foi também referida por detidos masculinos.
"Há delinquentes detidos há mais de cinco anos nas celas, mas que nunca receberam tratamento médico e isso qualquer dia pode levar a situações complicadas", disse o responsável da Liga, citando receios dos próprios guardas prisionais.
Segundo o responsável, os guardas contaram que receiam que algum dia os detidos possam perder a paciência e se possam rebelar, instando as autoridades a agir o quanto antes.
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR