quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Voluntariado de proximidade a custo zero para 2011


2011 é o Ano Europeu do Voluntariado (AEV) e o objectivo em Portugal é aumentar os números de cidadãos activamente envolvidos neste tipo de projectos. Para a presidente nacional da iniciativa, Fernanda Freitas, “quem quer fazer, arranja maneira, quem não quer arranja desculpas”.
“Vamos fazer voluntariado de proximidade a custo zero”, incentiva a apresentadora de televisão, numa entrevista ao OJE Mais Responsável, explicando que qualquer empresa pode e deve contribuir, dedicando uma fatia do seu plano de comunicações a acções de proximidade.
O AEV rege-se por quatro linhas mestras que passam por promover o Ano, promover o voluntariado, dar poder e incentivo aos voluntários e debater o conceito de cidadania activa, mas Portugal quer ir mais além e a programação é extensa e variada. “Já somos considerados um case study para a UE”, garante a responsável.
O país tem fraca tradição de voluntariado, pelo que é preciso, antes de mais nada, fazer um retrato real do sector, actualizando os números, através de um estudo académico. Depois, o objectivo é que “o orçamento português saia o menos beliscado possível e possa ser devolvido quase intacto”, continuou Fernanda Freitas, revelando que foi nomeada uma Comissão Nacional de Acompanhamento, composta com 51 entidades da sociedade civil.
Para começar, não haverá quaisquer custos com a festa de lançamento, uma vez que coincidirá com a passagem por Portugal do European Tour of Volunteering, uma digressão proposta pela UE, sob forma de feira de voluntariado, que passará por vários países. Em Portugal, permanecerá entre 3 e 10 de Fevereiro, no Fórum Picoas, em Lisboa. “Ou seja, já estamos a poupar no arranque!”, sublinhou Fernanda Freitas ao OJE.
Ainda este mês, ficará disponível um documentário, com cerca de 30 testemunhos de pessoas comuns, no site oficial do AEV em Portugal, que poderá ser descarregado gratuitamente. O projecto de uma rede social exclusiva para voluntários, o Volunteerbook, está em fase de aprovação pela União Europeia, assim como um Info-bus, que percorreria as praias da costa portuguesa, dando continuidade à digressão europeia sobre o voluntariado.
Além de um projecto de voluntariado em ambiente prisional, estão ainda previstas iniciativas como a inclusão, no CV europeu, de um item referente a experiências de voluntariado; a recuperação, em remix, do hino original do AEV; a divulgação de frases alusivas ao voluntariado nos pacotes de açúcar da Delta; e a criação de uma Lotaria do Voluntariado. Dias 23 e 24 de Maio, na Gulbenkian, realizar-se-á o seminário “A Identidade do Voluntariado no Mediterrâneo”, que reúne boas práticas de Portugal, Espanha, França, Itália, Malta, Chipre e Grécia.


fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR