quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Prisão apresenta programa para reinserção dos reclusos


O Estabelecimento Prisional de Sintra foi palco da apresentação do programa “Rumos de Futuro” que pretende reinserir os reclusos através da criação de um plano de vida “Rumos de Futuro” é o instrumento que pretende criar projectos de vida adequados a cada caso, com as componentes de formação profissional, integração em estágios experimentais e curso de empreendorismo.
O projecto vai envolver cem reclusos, sendo que 60 vão ser acompanhados desde o período de reclusão, 20 desde a liberdade condicional e 20 após a libertação.Deste grupo, vão ser seleccionadas 20 famílias que serão apoiadas no regresso do recluso à sociedade, com o envolvimento da comunidade no acompanhamento dos casos.O percurso do recluso acompanhado no âmbito do programa “Rumos de Futuro”, que já está a funcionar em regime experimental, começa com um processo de selecção, após o qual o recluso é direccionado para uma de três vertentes: formação profissional à medida, formação em empreendorismo ou colocação em actividades internas.No período de transição, durante a liberdade condicional, há um acompanhamento da inserção na vida activa que vai permitir-lhe uma saída profissional que pode passar pela integração numa empresa, formação profissional à medida ou a criação da própria empresa.Na última fase, já em liberdade, o apoio continua com o acompanhamento do ex-recluso e da sua família.Os responsáveis pelo projecto pretendem envolver 15 a 30 empresas no acolhimento de ex-reclusos e na subcontratação de serviços ao Estabelecimento Prisional de Sintra (EPS).

2 comentários:

  1. envie-me mais informações sobre este processo porque me interessa muito. por outro lado estou a fazer uma pesquisa neste ramo de reinserção dos reclusos na vida social.
    Augusto Cavalo
    caugustocavalo@hahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. eu sou ivan aurelio nhantumbo,estudante de direito na universidade eduardo mondlane em mocambique, gostei do vosso projecto e gostaria de tomar parte mesmo estando distante, espero animado a vossa resposta. meu amil ivansharas@hotmail.com

    ResponderExcluir

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR