quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Prevenção do cancro do colo do útero foi às escolas e prisões


Durante a 4ª Semana Europeia de Prevenção do Cancro do Colo do Útero, que terminou no passado domingo, os representantes da ECCA (Associação Europeia Contra o Cancro do Colo do Útero), em Portugal, desenvolveram várias iniciativas em vários pontos do país para chegar a diferentes camadas da população.

Foi iniciado o projecto “HPV e Cancro” nas prisões portuguesas, que consiste em sessões de esclarecimento e rastreios ao cancro do colo do útero. A primeira sessão, realizada em Tires no dia 27, foi feita na “Casa das Mães”, pavilhão que inclui as mulheres grávidas, familiares que também estejam a cumprir pena e crianças até aos três anos. Foram 60 as prisioneiras que quiseram estar presentes, lê-se em comunicado de imprensa.

Ao longo do ano a Drª Isabel Riscado, ginecologista do IPO de Lisboa e a Dr.ª Carmo Ornelas, virologista do IPO de Lisboa, vão realizar sessões para as outras reclusas de Tires e vão estar em Santa Cruz do Bispo especial, Guarda e Odemira, chegando a um total de 597 prisioneiras.

Já na Escola Secundária 2,3 D. Filipa de Lencastre, as mesmas especialistas falaram, no dia 28, para cerca de 150 jovens que quiseram saber mais sobre o cancro do colo do útero. A sessão inclui-se num projecto iniciado por três alunos que abarca também uma vertente de investigação sobre o tema.

Outras iniciativas da semana foram o “Tudo o que devem saber sobre HPV” e “Vamos encontrar o HPV” organizadas no Porto nos dias 26, 28 e 29. As mesmas consistiram em rastreios, visitas a empresas com sessões informativas e visitas a escolas do norte do país.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) lançou também, uma nova campanha informativa com um filme informativo na televisão e na internet. Caras bem conhecidas dos portugueses como Ana Guiomar, Ana Marques, Joana Vasconcelos, Marta Fernandes, Rita Pereira e Sílvia Alberto, puderam dar o seu testemunho em relação à importância da prevenção deste cancro.

Um dos momentos altos da semana foi o Prémio da Sabedoria que a LPCC recebeu no Parlamento Europeu pelo trabalho que desenvolveu durante o ano de 2009 com a campanha Passa a Palavra, na sensibilização da população para o cancro do colo do útero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR