domingo, 27 de março de 2011

Cinco documentários portugueses integram festival Cinéma du Réel Cinco documentários portugueses vão ser exibidos a partir de quinta-feira no festival


Cinco documentários portugueses vão ser exibidos a partir de quinta-feira no festival Cinéma du Réel, no Centro George Pompidou, em Paris.

“Li Ké Terra”, eleito a melhor longa-metragem portuguesa do DocLisboa de 2010, integra a secção internacional de primeiras obras e será exibido, em estreia, na sexta-feira. Rodado num bairro social nos subúrbios de Lisboa, o documentário acompanha Miguel e Ruben, dois jovens descendentes de imigrantes cabo-verdianos que nasceram em Portugal, mas que não se sentem portugueses.“Sem Companhia”, de João Trabulo, integra a competição internacional ao lado de outras nove longas-metragens e será exibido, também em estreia em território francês, no dia 30 de Março. Para este documentário, João Trabulo entrou numa prisão de alta segurança em Paços de Ferreira e registou o dia-a-dia, as rotinas e os hábitos de dois reclusos, Gaspar e Ernesto.Para a secção “Explorar o Documentário: O Documentário Poema” foram escolhidos três outros filmes portugueses: “Bom povo português” (1980), de Rui Simões, “Revolução” (1975), da escritora Anna Hatherly, ambos sobre o período da revolução de 25 de Abril de 1974, e “Nocturno” (2007), retrato de João Nisa sobre a antiga Feira Popular de Lisboa.O festival Cinéma du Réel é um dos mais relevantes a nível internacional no que toca ao documentário. Em 2010, a realizadora Susana de Sousa Dias recebeu o Grande Prémio do festival, pelo seu documentário, “48”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR