domingo, 27 de março de 2011

ZAIRE:Defendida implementação do programa de alfabetização para reclusos

Mbanza Kongo O director provincial dos Serviços Prisionais do Zaire, Simão Mbaki, defendeu hoje (domingo), em Nkiende (Mbanza-Kongo) a implementação do programa de alfabetização e recuperação do atraso escolar dos reclusos na região. Simão Mbaki, que falava no acto provincial alusivo ao 32º aniversário da criação dos serviços prisionais, que hoje se assinala em todo o país, advogou a criação de salas de aulas nas cadeias locais, para garantir a eficácia na reeducação dos presos.. Realçou ser fundamental, a construção de oficinas de artes e ofícios nos centros penitenciários e a disponibilização de inputs agrícolas, visando ocupar os reclusos em trabalhos úteis, assim como prepará-los para a sua reinserção na sociedade. Melhorar os serviços de assistência médica e medicamentosa à população prisional, visando o combate das principais patologias como doenças diarreicas agudas, malária e tuberculose foram ainda considerados, por aquele responsável, como outros desafios a superar. O director disse que a existência de um número elevado de detidos e a superlotação dos estabelecimentos prisionais tem sido implicações negativas no processo de reeducação dos reclusos, ao impedir a compartimentação destes segundo a idade, situação legal, tipicidade delitiva, patologias, entre outras. Durante o ano de 2010, os serviços prisionais nesta região registaram mil e 264 presos, dos quais 693 detidos e 571 condenados, 285 dos quais são cidadãos estrangeiros de várias nacionalidades. A província detém duas unidades prisionais de referência, nomeadamente, a cadeia de Nkiende(Mbanza Kongo, com a capacidade instalada de 170 elementos de ambos os sexos, e a de Mangue Grande (Soyo), com a capacidade de 220 pessoas. O estabelecimento do Nkiende alberga 220 presos de ambos os sexos, enquanto que o de Mangue Grande(Soyo), acolhe 149 reclusos, entre detidos e condenados. O a cto provincial do dia dos serviços prisionais, que decorreu no estabelecimento prisional do Nkiende, que dista a 30 quilómetros a sudoeste da cidade e Mbanza Kongo, foi presidido pelo governador; Pedro Sebastião, e presenciado pelo comandante provincial da Polícia Nacional e delegado do interior, comissário Francisco Massota, entre outros convidados.


fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR