A missão da NATO no Afeganistão suspendeu a transferência de detidos para várias prisões afegãs depois de relatos generalizados de torturas, noticiou a BBC.
Um relatório da ONU que ainda não foi publicado descreve a forma como prisioneiros foram espancados, e em alguns casos torturados com choques eléctricos. Refere ainda que alguns comandantes da polícia e responsáveis dos serviços de informação têm prisões secretas.
De acordo com a estação britânica, membros da missão da NATO encontraram-se com chefes da segurança nacional afegã para os informar de que poderá cessar a transferência de detidos em sete províncias, incluindo Khost (Sudeste), Takhar (Norte) e Heart (Oeste). De resto, a transferência de presos em Kandahar, província que tem assistido a intensos combates, já foi interrompida. Trata-se de um forte revés para a transferência de segurança, segundo um responsável da Força Internacional de Assistência e Estabilização (ISAF).
fonte
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
NATO suspende transferências para algumas prisões afegãs devido a relatos de tortura
Marcadores:
internacional
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Direcção
Mensagem de boas-vindas
"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."
"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."
Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário