quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Programa inédito leva educação para as penitenciárias do Paraná

Desde 5 de setembro o sistema carcerário paranaense é o primeiro do Brasil a contar com o Programa Educação Sem Distância, que leva conteúdos educacionais para presos, egressos e agentes penitenciários às prisões do Estado. Trata-se de um completo programa de capacitação a distância voltado tanto para a reciclagem profissional como para o desenvolvimento pessoal, visando também a reinserção na sociedade.

A iniciativa inédita se desenvolveu por meio da parceria entre a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná e a Dtcom, empresa especializada em comunicação e sistema de capacitação a distância. Os cursos e workshops transmitidos em telessalas instaladas em unidades penais dão acesso a questões de desenvolvimento pessoal, práticas de saúde, direitos humanos, administração de conflitos, tratamento penal, motivação, aprimoramento de habilidades pessoais, além da preparação para o ENEM. “Cerca de 50% da comunidade carcerária, que hoje totaliza 15 mil pessoas no Paraná, não concluiu o Ensino Fundamental. O ensino a distância vem facilitar o acesso à educação e ajudar a viabilizar a lei votada no mês passado que diz que três dias de participação em cursos reduz em um dia a pena. É um projeto realmente inovador e de extrema importância”, declara Maria Tereza Uille Gomes, Secretária de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná.

O programa Educação Sem Distância: formação e desenvolvimento profissional do Sistema Penal acontece em duas frentes. A primeira é destinada aos presos e ex-presidiários que contam com um canal exclusivo de capacitação disponível nos aparelhos televisivos instalados dentro das celas ou em locais de convívio comum. Eles terão acesso a nove programas de preparação de alunos para o ENEM. “A expectativa dos presos e, principalmente, das famílias desses presos para o início do projeto é grande. O Programa Educação Sem Distância significa o acesso aos mesmos conteúdos assistidos por pessoas de fora do presídio. É o início da reinserção na sociedade”, analisa Marcos Marcelo Müller, diretor da Penitenciária Estadual de Piraquara II, onde mais 950 presos receberão o sinal da Dtcom.

RECICLAGEM DE PROFISSIONAIS

A segunda frente do programa é focada no agente penitenciário e servidores do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (DEPEN). São workshops compostos de quatro palestras no formato de talk show cada um, em que participam especialistas e convidados conhecedores da realidade do Sistema Penitenciário, com carga horária de 20 horas. A programação inclui também cursos focados no autodesenvolvimento e na excelência em gestão, desenvolvidos pela Dtcom. Para Luiz Francisco da Silveira, diretor da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa, a grande sacada foi incluir os servidores neste programa. “O programa criou uma expectativa positiva no cotidiano dos colaboradores, mais de 80% já fizeram as suas inscrições para assistir às teleaulas”, completa.

Para a viabilização deste projeto, a Dtcom disponibiliza todo o seu sistema tecnológico de transmissão de sinal via satélite localizado em seu Parque Tecnológico, situado em Quatro Barras, no Paraná, para garantir a qualidade e a segurança da transmissão dos conteúdos. Cada penitenciária participante do programa receberá decodificadores digitais que receberão os sinais do satélite que transmitirão o conteúdo específico. Segundo Marco Eleuterio, diretor-superintendente da Dtcom, o programa leva conhecimento de qualidade e tecnologia de ponta para o ambiente carcerário. “Disponibilizamos todo o nosso know-how e equipamentos para oferecer ao preso o acesso a conhecimentos úteis para a reinserção na sociedade, além de garantir a reciclagem profissional dos servidores penitenciários”, afirma.

As unidades penais estaduais de Curitiba, Piraquara, Cascavel, Londrina, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá e Francisco Beltrão são as que receberão o programa. “Tenho a certeza de que estamos dando um passo importante para inserir os servidores do DEPEN em um amplo diálogo produtivo, ao oferecer esse leque de oportunidades para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Esperamos, a partir dele, atingir um padrão de excelência nos serviços que prestamos”, ressalta a Secretária Maria Tereza Uille Gomes. A programação dos cursos se estende até novembro de 2011.

Sobre a Dtcom - Fundada em 2000, a Dtcom oferece soluções tecnológicas de comunicação corporativa e capacitação a distância, por meio de transmissão via satélite e pelo sistema LMS (e-learning) na internet. A Dtcom atende organizações nos setores público e privado em todo o Brasil. No portfólio de produtos e serviços oferecidos está a TV Corporativa, com conteúdos desenvolvidos pela Dtcom ou pelo próprio cliente, com a possibilidade de formar uma rede exclusiva de comunicação; e o Sistema de Treinamento com três canais específicos: Autodesenvolvimento, Gestão de Corporativa e Gestão Pública. Além do conteúdo, a Dtcom conta com o LMS próprio que oferece interatividade, tanto para os gestores das organizações na administração de cursos e emissão de relatórios, quanto para a continuidade e reforço dos treinamentos executados. Para que toda esta tecnologia e conteúdo cheguem até o cliente, tem sede em Curitiba, em Quatro Barras (Parque Tecnológico), Rio de Janeiro e São Paulo. Mais informações pelo telefone 0800-703 3180
fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR