terça-feira, 26 de maio de 2009

Apostar na formação do voluntariado prisional

"O voluntário em meio prisional deve ter muito bom humor, ser bem disposto e optimista" - frisou o Pe. João Gonçalves.O voluntariado católico nas prisões e a respectiva formação esteve em destaque na segunda sessão do II Encontro Interdiocesano Luso-Hispano de Pastoral Penitenciária. Esta iniciativa, realizada dias 22 e 23 deste mês, em Viseu, congregou voluntários das dioceses do Norte. Em declarações à Agência ECCLESIA, o Pe. João Gonçalves, Coordenador Nacional da Pastoral Penitenciária, realça que os voluntários "nunca têm formação suficiente" e, ainda por cima é uma pastoral muito específica. Para se ser voluntário, o Pe. João Gonçalves sublinha que "não basta a pessoa querer e desejar", visto que é necessário "ter uma preparação específica". O voluntariado católico é "especial" porque "não somos uma organização não governamental". A vertente testemunhal deve estar presente na Pastoral Penitenciária porque "vamos em nome da igreja". O processo de evangelização aos reclusos deve ser feito de forma correcta.Uma comunicação do Pe. António Moiteiro Ramos sobre «A Pastoral Penitenciária Católica, dentro e fora das Prisões» e elementos básicos para a formação do voluntariado ocuparam os dois dias. Como características elementares para exercer voluntariado nesta área específica, o Pe. João Gonçalves adianta que estes devem "ser crentes, com sentido eclesial, vocacionadas para o mundo da prisão e com equilíbrio psicológico e emocional". Para além destes pontos, o coordenador pede também alguma formação técnica e jurídica. "Devem saber a legislação dos reclusos e também aquela que regulamenta o voluntariado".Como a prisão não é uma casa qualquer, os voluntários devem saber as regras. "O voluntário em meio prisional deve ter muito bom humor, ser bem disposto e optimista" - frisou o Pe. João Gonçalves. Como os voluntários dialogam com pessoas "carregadas com grandes problemáticas", o coordenador desta pastoral pede uma "boa estrutura psicológica". E acrescenta: "não basta ter boa vontade".Com cerca de mil voluntários na pastoral prisional, o Pe. João Gonçalves salienta que muitos não estão registados. "Alguns vão com o capelão e ajudam nas várias áreas". Como a coordenação da Pastoral Penitenciária pretende ser uma organização cada vez mais eficaz, o Pe. João Gonçalves esclareceu que a vizinha Espanha está bem organizada neste sector. "Têm cursos compilados e esquemas de formação para voluntariado prisional".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR