sexta-feira, 22 de maio de 2009

NOTÍCIAS DO BRASIL


Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização será inaugurada nesta sexta-feira.

A Escola será voltada especialmente para servidores penitenciários e todos que atuam ou transitam no ambiente das prisões em geral.
Com objetivo de formar profissionais com alta qualificação para atuar no complexo ambiente das prisões, a Secretaria da Justiça e Cidadania inaugura nesta sexta-feira, 22 de maio, às 9 horas, a Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará (EGPR). Às 15 horas, acontecerá a Aula Inaugural, com palestra ministrada por Maurício Kuehne, membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, no auditório da Sejus. O prédio onde funcionará a EGPR fica conjugado à sede da Sejus, localizada na Rua Antônio Augusto, 555, Meireles.
A solenidade de inauguração da EGPR contará com a presença do diretor geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Airton Aloísio Michels; do secretário de Segurança Pública, Roberto Monteiro; da Procuradora de Justiça, Socorro França; da Defensora Pública Geral, Francilene Gomes; da diretora adjunta da Escola de Gestão Penitenciária de São Paulo, Tatiana Tavares de Melo; e do secretário da Justiça e Cidadania do Estado do Rio Grande do Norte, Leonardo Arruda Câmara.
A Escola de Gestão Penitenciária do Estado do Ceará foi criada pela Lei nº 14.040, de 27 de dezembro de 2007, e Decreto nº 29.202, de 29 de fevereiro de 2008, sendo voltada especialmente para servidores penitenciários e todos que atuam ou transitam no ambiente das prisões em geral. A implantação da Escola no Ceará atende ao preceito do Art. 1º da Lei de Execução Penal, que diz que a “execução penal tem por objetivo efetivar as disposições de sentença ou decisão criminal e proporcionar condições para a harmônica integração social do condenado e do internado”. Desta forma, ela pretende desenvolver competências técnicas, intelectuais e humanas para o tratamento da pessoa presa, tendo como perspectiva a promoção da cidadania, da dignidade e a inclusão do recluso penal.
De acordo com o gestor da Escola, Antônio Rodrigues, a luta para implantação da EGPR no Ceará já dura cerca de 12 anos, se consolidando na gestão do secretário Marcos Cals. No Brasil os Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul e São Paulo, já implantaram Escolas de Gestão Penitenciárias e outros 11 Estados estão em processo de implantação, com convênios firmados com o Depen.
Mais informações: Antônio Rodrigues – (85) 3101.2866 ou (85) 8887.6080

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR