sábado, 15 de agosto de 2009

Nova prisão capaz de acolher o dobro de presos

A construção de um novo estabelecimento prisional em Castelo Branco, até 2012, permitirá o encerramento da prisão da Covilhã. A nova prisão vai custar 25 milhões de euros e, em vez dos actuais 160 reclusos, terá capacidade para albergar 300, obedecendo a regras e exigências modernas em termos de "funcionalidade e segurança" para este tipo de equipamentos.
"O sistema prisional português está a ser redefinido, mesmo ao nível do modelo de gestão dos reclusos. Esta reforma está em curso, com sucesso, mas isso implica ou melhoria das condições dos estabelecimentos prisionais ou o seu encerramento", esclareceu Conde Rodrigues, na apresentação do projecto. O secretário de Estado da Justiça lembrou que, com este novo edifício, "além da melhoria das condições de segurança e de trabalho das diversas equipas, também se fixam postos de trabalho e se cria riqueza".
A ideia foi corroborada pelo presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, que se congratulou pela forma como decorreu este processo. "Esta é uma aspiração de há muitos anos da população albicastrense, poder dar uma outra utilidade ao Convento de Santo António, mas ao mesmo tempo garantir a continuidade do estabelecimento prisional na cidade", explicou Joaquim Morão. A Câmara de Castelo Branco cedeu ao ministério um terreno com 29,6 hectares, na zona da Feiteira, junto à Estrada Nacional 233.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR