domingo, 23 de agosto de 2009

Projecto de reabilitação de agressores com resultados positivos

Os primeiros dez homens integrados no programa “Contigo”, que promove a reabilitação dos agressores de mulheres e filhos, ainda não voltaram a reincidir na prática de crimes de violência doméstica e denotam uma assiduidade elevada ao programa, segundo revelou o Governo Regional .
A primeira etapa do projecto de reabilitação de homens acusados de praticar violência doméstica sobre as mulheres e filhos está a apresentar resultados positivos, segundo indicou Natércia Gaspar, directora regional da Igualdade de Oportunidades.O grupo dos primeiros dez homens seleccionados para participar no programa, por indicação do tribunal, até ao momento ainda não voltaram a reincidir em comportamentos de violência doméstica e apresentam uma grande assiduidade ao programa.“Existem indicadores positivos do programa, desde logo, a assiduidade dos agressores que ainda não reincidiram. Agora, se vamos conseguir mudar os comportamentos dos indivíduos apenas poderemos confirmar dentro de um ano”, afirmou a directora regional da Igualdade de Oportunidades.Apostar na mudança de mentalidades é o principal estratégia deste programa “para atingir resultados positivos no futuro”. “O programa pretende ajudar a criar uma sociedade mais tolerante e conceder uma oportunidade para todos os homens que pretendem reabilitar-se”, frisou Ana Paula Marques, secretária regional do Trabalho e Solidariedade Social.O projecto “Contigo”, foi criado de forma pioneira no tribunal de Ponta Delgada, em coordenação com diversas entidades: Direcção Regional da Igualdade de Oportunidades, Delegação Açores da Direcção Geral de Reinserção Social,Ministério Público, PSP e Instituto de Acção Social.As diversas entidades trabalham em parceria em defesa das vítimas de violência doméstica.

Um comentário:

  1. Maria Manuel Assunção16 de abril de 2010 às 15:59

    Será possivel ter acesso aos conteudos programáticos do programa CONTIGO? Trabalho na área da Violência Doméstica e gostaria de aprofundar conhecimentos sobre intervenção com agressores

    ResponderExcluir

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR