sexta-feira, 6 de maio de 2011

Moçambique: Um em cada quatro dos detidos nas prisões são menores



Em Moçambique, um em cada quatro detidos nas prisões do país tem menos de 18 anos e a maior parte está preso por cometer crimes de pouca gravidade, indicou o Fundo da ONU para a Infância (Unicef).



Dados disponibilizados pela Unicef indicam que os 149 centros de acolhimento existentes no país, que alberga cerca de 13 mil crianças, carecem de fiscalização e monitorização regular.
A agência das Nações Unidas alertou para a deficiente fiscalização dos centros de acolhimento, assinalando que alguns foram encerrados por falta de condições mínimas de habitabilidade, higiene, salubridade e segurança.
Os dados foram divulgados durante uma formação promovida pelo Tribunal Supremo e o Ministério da Justiça de Moçambique, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), sob o lema ‘Fortalecendo o Acesso à Justiça das Crianças’.
Segundo Hermínia Pedro, do Tribunal Supremo de Moçambique, no país a maioria das crianças continua a sofrer alguma forma de violência dentro das suas próprias casas.
Hermínia Pedro denunciou ainda a violência de menores nas escolas, incluindo violência psicológica, física ou sexual também na comunidade.
Durante o encontro, os participantes defenderam a adopção de medidas alternativas à prisão para os adolescentes, nomeadamente a realização de trabalho comunitário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR