sexta-feira, 13 de maio de 2011

Síria: Estádios transformados em prisões, acusam ONGs

As forças de segurança sírias estão a transformar estádios de futebol em prisões, segundo a CNN, que cita como fontes duas organizações de direitos humanos.
O Observatório Sírio de Direitos Humanos disse que pessoas foram detidas na cidade central de Homs e em Banias, na costa mediterrânea - o alvo mais recente das operações intensificadas de repressão lançadas pelo presidente Bashar Assad contra manifestantes -, além de outras regiões.
«A repressão continuou hoje em toda a Síria, aumentando o número de detidos, que já ascende a milhares», disse um porta-voz do grupo.
Outras organizações de direitos humanos também manifestaram preocupação com a violência por parte das forças de segurança do país.
«Nós condenamos o uso contínuo da violência e da excessiva força pelas autoridades sírias contra as manifestações pacíficas dos cidadãos da Síria», lê-se num comunicado assinado por seis organizações e divulgado no site da Organiação Nacional de Direitos Humanos da Síria.
O comunicado também expressa a «profunda preocupação» com os presos.
«Pedimos às forças de segurança que interrompam as prisões arbitrárias e fora da lei, no que constitui um flagrante da violação dos direitos humanos e da liberdade garantida pela Constituição de 1973«, lê-se ainda o manifesto.
A turbulência na Síria começou a 18 de Março, quando manifestantes, inspirados pelos levantamentos ocorridos em vários pontos do mundo árabe, promoveram uma marcha na cidade de Deraa, no sul do país. Inicialmente Assad acenou com vagas promessas de reforma, e no mês passado revogou o estado de emergência que vigorava no país havia 48 anos.
Como os protestos persistiram, enviou o exército para sufocar os protestos públicos, primeiro para Deraa e depois para outras cidades, deixando claro que não arriscaria perder o controlo estreito que a sua família exerce sobre a Síria há 41 anos.
fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR