sexta-feira, 27 de maio de 2011

BRASIL:Apac de Lagoa da Prata realiza curso para voluntários







A Associação de Proteção e Assistência ao Condenado ( Apac) de Lagoa da Prata irá realizar curso de formação de voluntários. O curso será ministrado na sede da Apac aos sábados, das 14:00 hs ás 17:00 hs, tendo início dia 18 de junho e será finalizado no dia 17 de setembro. Durante esse período o participante será formado para ser voluntário da Associação, tendo conhecimento do método da Apac e das áreas em que cada um poderá atuar. APac A Apac surgiu em 1972 em São José dos Campos (SP).Em Minas Gerais, a Apac se implantou no início dos anos de 1980, em Itaúna. Em Lagoa da Prata a unidade foi inaugurada em 2008. A Apac É uma entidade civil, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, que tem por finalidade Recuperar o Preso, Proteger a Sociedade, Socorrer a Vítima e Promover a Justiça, e como filosofia “ Matar o Criminoso e Salvar o Homem”. Na Associação não existe policiamento e são os próprios recuperando que ajudam nas tarefas, desde administrativas até a limpeza. Assim tendo um menor custo para o estado e ao mesmo tempo apresentando menor índice de reincidência que condenados do sistema prisional comum.Participação de voluntários O método APAC se inspira no princípio da dignidade da pessoa humana e na convicção de que ninguém é irrecuperável, pois todo homem é maior que a sua culpa. Alguns dos seus elementos mais importante do método é a participação da comunidade, sobretudo o voluntariado. A APAC somente poderá existir com a participação da comunidade. Compete a esta a grande tarefa de, organizada, introduzir o Método nas prisões. Sem que haja uma equipe preparada através dos cursos que devem ser ministrados com antecedência, não se pode pensar em resultados positivos. Buscar espaços nas igrejas, jornais, emissoras de rádio/TV, etc., para difundir o projeto que se pretende instituir na cidade para romper as barreiras do preconceito, é condição indispensável para arrebanhar as forças vivas da sociedade. Outros pontos importantes é a solidariedade entre os recuperandos; o trabalho como possibilidade terapêutica e profissionalizante; a religião como fator de conscientização do recuperando como ser humano, como ser espiritual e como ser social; a assistência social, educacional, psicológica, médica e odontológica como apoio à sua integridade física e psicológica; a família do recuperando, como um vínculo afetivo fundamental e como parceira para sua reintegração à sociedade; e o mérito, como uma avaliação constante que comprova a sua recuperação já no período prisional.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR