sábado, 2 de julho de 2011

BRASIL:Segurança Pública >> Experiência goiana é implantada em presídio de Alagoas

O governo goiano, por meio da Agência Goiana do Sistema de Execução Penal - AGSEP , deu início à implantação do projeto Módulo de Respeito em Alagoas, a pedido do governo daquele Estado, que visitou recentemente os módulos do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia e decidiu implantar a prática em Alagoas.

Detentos e servidores do sistema prisional de Alagoas participaram hoje da apresentação do Módulo de Respeito, projeto de reintegração social criado pela Agência Goiana do Sistema de Execução Penal - AGSEP. A instrução foi ministrada por uma comitiva da administração de Goiás, que está em Maceió para a implantação do Módulo.

A AGSEP já treinou os servidores que coordenarão os trabalhos com a população carcerária de Alagoas, como agentes penitenciários, técnicos, pedagogos, assistentes sociais e psicólogas. O fenômeno da prisionalização, humanização, educação e reintegração social foram alguns dos temas abordados.

O Módulo de Alagoas será inaugurado em 20 de julho pelo Governador do Estado, Teotônio Brandão Vilela Filho, com 50 presos. A capacidade da estrutura é para 300 internos.

Módulo de Respeito
O Módulo de Respeito é uma unidade de separação no interior da unidade prisional, onde a inclusão do interno é voluntária e leva implicitamente a aceitação das normas que regulam o módulo. São formados grupos com funções de representação, organização, distribuição de tarefas, aculturação e mediação de conflitos entre seus membros.

Todos os presos são avaliados quanto ao cumprimento das normas estabelecidas, disciplina, o comportamento e o comprometimento do preso com o cumprimento da pena em um ambiente de convivência harmônica quanto a normas, valores, respeito ao outro, hábitos e forma de interação como qualquer coletivo social, e que propõe um distanciamento do ambiente insalubre e tenso comum ao estabelecimento prisional.
Mais informações: (82) 8418-3233

Fonte do rss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR