terça-feira, 12 de julho de 2011

Coordenador do Sistema de Solução de Conflitos visita o Programa Justiça Restaurativa

O Coordenador-Geral do Sistema de Solução de Conflitos do TJDFT, Desembargador Roberval Casemiro Belinati, visitou nesta sexta-feira, dia 8/7, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania do Programa Justiça Restaurativa, no Fórum do Núcleo Bandeirante, DF.

O desembargador Belinati foi recebido pelos juízes de direito Asiel Henrique de Souza e Lea Martins Sales, coordenadores do Programa Justiça Restaurativa.

Durante o encontro, os juízes coordenadores apresentaram ao desembargador Belinati os desafios do Programa Justiça Restaurativa, as expectativas relacionadas à ampliação do quadro de mediadores e à expansão do setor em outras áreas jurisdicionais.

Uma das propostas dos magistrados é levar a Justiça Restaurativa às escolas do Distrito Federal para amenizar os problemas de bullyng, que têm causado muitos aborrecimentos a professores, alunos e familiares.

O desembargador Belinati disse que apóia integralmente a iniciativa e que acredita na resolução de conflitos nas escolas por meio das técnicas da justiça restaurativa.

Após a manifestação dos juízes coordenadores, os servidores José Manoel Pereira e Helena Maria Costa proferiram palestra, esclarecendo que a Justiça Restaurativa tem solucionado muitos conflitos no Fórum do Núcleo Bandeirante

Durante a exposição dos servidores, prestou depoimento no encontro José Maria do Nascimento, morador do Núcleo Bandeirante. Ele relatou que resolveu a sua briga com um vizinho, por divisão de terra, pela Justiça Restaurativa, após dez anos de conflito na Justiça.

Após o depoimento do morador do Núcleo Bandeirante, o desembargador Roberval Belinati disse que não tem dúvida de que os métodos de solução consensual de conflitos oferecem vantagens ao Judiciário e às partes porque reduzem o número de demandas judiciais e proporcionam o diálogo, a reflexão e maior satisfação às partes.

Na próxima semana, a Coordenação-Geral do Sistema de Solução de Conflitos vai encaminhar ao Presidente do TJDFT, desembargador Otávio Augusto Barbosa, e ao Corregedor da Justiça, desembargador Sérgio Bittencourt, um balanço das visitas que foram feitas no decorrer deste ano pelo desembargador Roberval Belinati aos setores que compõem o Sistema no Distrito Federal. Será encaminhada também uma lista contendo as reivindicações dos magistrados coordenadores.

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR