sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ISRAEL:Pelo menos 40 mortos em incêndio florestal no norte de Israel

HAIFA, Israel — Pelo menos 40 pessoas, todas elas guardas de prisão, morreram nesta quinta-feira como consequência de um gigantesco incêndio no norte de Israel, perto do porto de Haifa.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu à Grécia, Chipe, Itália e Rússia apoio aéreo para "ajudar a apagar o incêndio do Carmelo", uma zona florestal perto de Haifa, segundo um comunicado oficial.
"Há cerca de 45 vítimas, das quais 40 estão mortas", segundo o balanço oferecido pelo serviço de ambulâncias israelense.
Todos os falecidos são guardas de prisão que se dirigiam de ônibus a uma prisão de Damon, localizada na zona incendiada, "com o fim de garantir a transferência dos presos para outras cadeias", explicou o porta-voz da administração penitenciária, Yaron Zamir.
Fotógrafos da AFP viram corpos carbonizados junto à carcaça do ônibus, que correspondem aos cadáveres dos guardas.
A prisão de Damon abriga prisioneiros palestinos detidos por razões de segurança ou presos em Israel por falta de documentos.
"Qualquer um que tenha visto um incêndio saberá do que falo. (Os guardas mortos) Não tiveram nenhuma chance de sobreviver, nenhuma proteção. Simplesmente caíram na estrada e foram queimados vivos", segundo um bombeiro, Dudu Vanunu, questionado pela televisão israelense.
O incêndio, cuja origem ainda é desconhecida, foi declarado às 11H30 local (07H30 de Brasília) e, no início da noite, ainda não estava controlado.
"É um dos incêndios mais importantes que sofremos desde 1998", declarou à AFP o porta-voz dos bombeiros, Yoram Levy.
O porta-voz explicou que como consequência das chamas, que devastaram centenas de hectares, precisaram evacuar um "kibutz" (comunidade agrícola) e um hotel.
A Universidade de Haifa anunciou também a evacuação preventiva do campus, mas afirmou que as instalações não estão ameaçadas até o momento.
Bombeiros de todo o país foram mobilizados na luta contra o fogo e contam com helicópteros e aviões que jogam água sobre as chamas, segundo testemunhas.
O Oriente Médio, uma região árida por natureza, sofre com uma seca excepcional há mais de um mês. Os serviços meteorológicos informaram ao meio-dia (local) que a temperatura na região de Haifa era de 31 graus, com ventos de 30 km/h.
O primeiro-ministro palestino, Salam Fayyad, expressou suas condolências ao presidente israelense Shimon Peres, segundo um comunicado da presidência do Estado hebreu.
O monte do Carmelo, mencionado na Bíblia, onde está localizada a residência do profeta Elias, tem vista para o Mar Mediterrâneo. No século XII foi fundada a Ordem do Carmelo (Carmelitas) da Igreja Católica, em referência a este lugar.

fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR