quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

LÁ POR FORA: Indonésia condena americano a 5 meses de prisão por blasfémia

Um norte-americano foi hoje condenado na Indonésia a cinco meses de prisão por blasfémia, depois de ter desligado o altifalante de uma mesquita que difundia a oração vespertina e impedia o seu sono.
Gregory Luke corria o risco de ser condenado até cinco anos de prisão, mas o tribunal, apesar de ter considerado o norte-americano culpado de blasfémia, aceitou as circunstâncias atenuantes.
«Luke nunca tinha cometido crimes anteriormente, actuou com educação durante o julgamento e disse ter lamentado o acto. Além disso, ajudou a desenvolver o turismo, em particular na ilha de Lombok», destacou o juiz.
Os factos que resultaram na condenação de Gregory Luke, um aposentado de 64 anos, acusado de ter perturbado a oração numa mesquita de Lombok situada perto de sua casa, aconteceram a 22 de Agosto, durante o Ramadão, mês de jejum muçulmano.
«Ele ficou irritado porque a leitura do Alcorão o acordou. Agrediu os fiéis antes de desligar os cabos do altifalante», disse um polícia na ocasião.
fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR