quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Reclusos ajudam crianças do IPO do Porto


Esteve patente na Câmara Municipal e no Museu Municipal, uma Mostra/Venda de trabalhos realizados pelos reclusos do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, sendo que as verbas obtidas com a venda destes trabalhos revertem a favor das crianças do IPO - Instituto Português de Oncologia, do Porto.
A exposição "Justiça Solidária" foi inaugurada pelo Presidente do Município, por um membro do Conselho de Administração do IPO, pela Directora do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira e por um recluso, autor de alguns dos trabalhos expostos.
No decorrer da abertura da exposição foi também assinado um acordo entre o Banco Local de Voluntariado e o Estabelecimento Prisional.

No momento da abertura desta exposição, o presidente do Município, Pedro Pinto, aproveitou para distinguir, simbolicamente, as pessoas de Paços de Ferreira que já fazem voluntariado dentro do Estabelecimento Prisional, entregando-lhes uma rosa branca.
Na ocasião Pedro Pinto salientou que cooperar com o Estabelecimento Prisional é cooperar com uma instituição que desempenha um papel de relevante interesse público, porque trabalha também na reintegração de pessoas na sociedade.
Mário foi o recluso que marcou presença neste evento. Também ele autor de uma série de trabalhos, na área da madeira e da pintura, partiu de si e de outros colegas a ideia de realizar uma exposição para ajudar o Serviço de Pediatria do IPO, do Porto. Mário salientou na sua intervenção que "nós precisamos de ajuda, mas há gente que precisa mais do que nós e o nosso objectivo é ajudar quem precisa". No final Mário afirmou ainda aos jornalistas que "este gesto faz-nos sentir melhor connosco e ajuda-nos a passar o tempo, permitindo-nos esquecer o espaço onde estamos".
Também o Instituto Português de Oncologia se fez representar por um dos seus Administradores, Mário Pinto, que agradeceu em nome das crianças ali internadas e salientou o empenho dos artistas do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, "sem eles isto não seria possível". Este responsável mostrou-se claramente satisfeito porque sabemos que "à distância há quem se preocupe com as crianças do IPO, um serviço muito sensível e este sinal de entreajuda é importante".
Elisabete Dias, Directora do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, que se encontrava também em representação do Director-Geral dos Serviços Prisionais, dada a impossibilidade de estar presente, teceu um forte elogio aos reclusos de quem partiu esta ideia de dar visibilidade aos outros.
Elisabete Ferreira Dias enalteceu esta atitude dos reclusos que "quiseram afirmar à comunidade que os outros também precisam de ajuda. Os reclusos têm outras ideias para apresentar e poderão contar comigo para os apoiar, porque entendo que este tipo de iniciativas são muito importantes para mostrar o que de positivo se faz dentro do Estabelecimento Prisional".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR