sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Justiça: Aprovada proposta para prevenir situações de sobrelotação e reduzir custos operacionais das prisões

Lisboa, 23 dez (Lusa) - O ministro da Justiça, Alberto Martins, aprovou hoje a proposta de flexibilização do Plano de Reorganização do Sistema Prisional com o objetivo de prevenir "situações de sobrelotação" e reduzir "custos operacionais" das prisões.
"Com os objetivos de otimizar as capacidades do sistema prisional para acolhimento de reclusos, prevenindo as situações de sobrelotação, e melhorar a respetiva gestão, reduzindo custos operacionais, esta decisão permitirá à Direção-Geral dos Serviços Prisionais o ajustamento e melhor adequação das valências previamente estipuladas no Plano de Reorganização para cada estabelecimento prisional à atual realidade da população prisional", refere o Ministério da Justiça (MJ) em comunicado.
O MJ garante que fica salvaguardado "o cumprimento escrupuloso da diferenciação do espaço prisional definida no Código de Execução das Penas e Medidas Privativas da Liberdade, nomeadamente de presos preventivos, reclusos que cumpram a pena de prisão pela primeira vez, jovens até aos 21 anos (ou até aos 25 anos sempre que se revele benéfico para o tratamento prisional), mulheres e reclusos que careçam de proteção especial".
fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR