sábado, 16 de janeiro de 2010

CABO VERDE: Inaugurado novo complexo da Cadeia de São Martinho



Praia - O novo complexo da Cadeia de São Martinho, já foi inaugurado. As modernas instalações obedecem aos padrões exigidos internacionalmente.
A nova unidade da cadeia de São Martinho tem capacidade para 576 reclusos (totalizando uma média de 830 presos) e é composta por 144 celas, três sectores e é dividida em alas. Na cadeia, os reclusos estão divididos por sexo, idade, natureza do crime e natureza da reclusão (com separação entre presos preventivos e condenados). Na nova cadeia (o maior centro prisional cabo-verdiano), ficarão os reclusos do sexo masculino, com idade superior a 21 anos e a antiga será direccionada para reclusos do sexo feminino e também do sexo masculino com idade inferior a 21 anos. Das 144 celas, 18 serão disciplinares e duas para visitas conjugais com a devida autorização e selecção dos reclusos. A estrutura do estabelecimento prisional é constituída por salas de guardas prisionais, de advogados, técnicos de educação e inserção social, uma sala para formação profissional devidamente equipada (computadores, televisão, dvd), uma sala de aula para educação de adultos, serviço de enfermaria e consultório médico, refeitórios para guardas prisionais e para reclusos, cantina para reclusos, biblioteca, sala técnica, oficina ampliada e melhor equipada (mecânica, sapataria, serralharia, marcenaria e carpintaria) dentro do programa de reinserção social.Para uma maior segurança na nova estrutura prisional foram instalados modernos equipamentos electrónicos, nomeadamente circuito fechado de televisão, que permite melhor vigilância dos reclusos (CCTV), sistema raio-x e detector de metais, bloqueador de comunicações (telemóveis), e rede rádio de comunicações.De acordo com o executivo cabo-verdiano, pretende-se dar à cadeia de São Martinho maior sustentabilidade e maior autonomia, diminuindo assim a pressão financeira que a mesma exerce sobre o Orçamento Geral do Estado.Para tal, existem neste momento, projectos como a construção de uma padaria de fabrico de pão para consumo da cadeia, a implementação de um sistema de rega gota a gota e estufa hidropónica, actividades ligadas à pecuária e construção de furos de água, bem como um projecto futuro de implementação de energias renováveis.As novas instalações da Cadeia Central vão trazer assim, melhores condições de funcionamento, maior segurança na intervenção por parte dos guardas prisionais, melhores condições de habitabilidade, circulação e mobilidade dos reclusos e intervenção para técnicos sociais e uma substancial melhoria no atendimento médico.
(c) PNN Portuguese News Network

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR