domingo, 17 de janeiro de 2010

Pastoral Penitenciária debate hoje criação de departamentos de apoio a presos


A Pastoral Penitenciária realiza hoje um encontro nacional em Fátima no qual será debatida a proposta de que todas as dioceses tenham um departamento dedicado às prisões para poder aprofundar o trabalho junto dos reclusos.
Esta proposta espelha a principal preocupação da Coordenação Nacional da Pastoral Penitenciária, que será levada para o encontro nacional que vai decorrer hoje e amanhã. Segundo o padre João Gonçalves, coordenador nacional da Pastoral Penitenciária, o ponto principal da agenda é a intenção de que as 21 dioceses do país tenham na sua estrutura um Departamento de Pastoral Penitenciária, para a prevenção da criminalidade, ajuda ao detido, a sua reinserção e também uma atenção às vítimas do crime. “Até agora e durante estes anos a preocupação ia para dentro dos estabelecimentos prisionais, mas neste momento há uma abertura enorme que engloba também o que antecede a prisão”, todo um trabalho de prevenção da criminalidade que é feito nas escolas, nas catequeses, com grupos de jovens, com as famílias e as crianças, referiu. Além da prevenção e do trabalho no interior das prisões, existe a preocupação e o trabalho de reinserção social, para tentar combater a reincidência no crime que “ainda é muito elevada”. A questão do voluntariado em meio prisional é outro ponto a ser discutido, uma vez que assume na Pastoral da Igreja Católica uma dimensão “extraordinariamente importante”. “Sentimos que há um novo modo para enriquecer a forma de sermos voluntários em meio prisional”, disse o sacerdote, adiantando que a Pastoral fez recentemente uma parceria com a Caritas para aprofundar esse trabalho. Os três grandes campos de actuação do voluntariado são a intervenção religiosa, com acções formativas e de catequese, a jurídica, procurando a humanização do tratamento dos reclusos, e a social, através do contacto com a família, com os advogados, mas também da ajuda ao nível de coisas do dia-a-dia como a roupa ou o correio. Outro assunto para discussão no encontro nacional é a aplicação do novo decreto-lei sobre assistência espiritual e religiosa nos estabelecimentos prisionais. “Temos que conhecer melhor esse decreto, quais as possibilidades que nos proporciona e as diferenças em relação ao anterior”, disse o responsável da Pastoral Penitenciária.
publico.clix.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR