sexta-feira, 17 de junho de 2011

Filhos «terríveis» podem reflectir comportamento dos pais

Crianças agressivas, respondonas, mimadas, intrometidas... Tão difíceis que até os pais não conseguem lidar com elas -mas não se dão conta de que, provavelmente, eles têm grande responsabilidade pelo comportamento dos filhos. Até por volta dos 11 anos, os pequenos são como «esponjas»: absorvem tudo que vêm do pai e da mãe, os seus maiores exemplos. Bons e maus hábitos são incorporados. Porém, como são crianças, o reflexo acontece na forma de birra, gritos e desobediência. Na adolescência, o resultado é reclusão e rebeldia.
É provável que muitos pais se perguntem: «o que fizemos de errado?». A verdade nem sempre é fácil de alcançar, pois não há um manual que ensine a lidar com qualquer relação afectiva. O primeiro passo para compreender o seu filho a ser um reflexo do seu é tentar desvendar e rever as próprias acções.

Nenhuma criança (ou família) é igual à outra. As situações a seguir, com suas devidas justificativas, são exemplos do que costuma acontecer na maior parte dos casos. Não são regras, mas podem ajudar a sinalizar o caminho.

Adolescentes contestadores = pais autoritários

A rebeldia é o motor básico dessa fase de vida, pois serve para que se descubra quem, de facto, somos. Porém, alguns rapazes e raparigas acabam por exagerar na dose, em especial se têm pais extremamente autoritários. Quanto mais os pais tentam exercer o poder, sem a menor probabilidade de negociação, mais os filhos o repelem.

«O melhor é promover um ambiente em que ambas as partes se ouçam. Atitudes autoritárias afastam-nos mais dos nossos adolescentes e mostram fragilidade. Autoritarismo implica não se ter autoridade», sentencia Maria Sylvia de Souza Vitalle, chefe do Sector de Medicina do Adolescente do Departamento de Pediatria da Unifesp.

«Ser contestado é difícil... É um exercício difícil o de olhar o outro e pensar que a perspectiva dele talvez possa estar certa... Mas também pode estar errada. E a grande arte, nesse caso, é o diálogo. Ele possibilita a emissão de opiniões a favor e contrárias a um determinado ponto, até se chegar a um acordo comum», pondera a especialista.


FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR