quarta-feira, 1 de junho de 2011

Rio Maior adere ao Passatempo “Voluntários da Leitura”



A Câmara Municipal de Rio Maior, através da Biblioteca Municipal, também aderiu a este projecto e convida todos a participarem no passatempo.
31 Maio 2011, 12:59 - Englobado nas comemorações do Dia Mundial do Livro e do Ano Europeu do Voluntariado, a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB) está a promover o passatempo “Voluntários da Leitura”. Este passatempo pretende incentivar o voluntariado a nível de projectos de promoção da leitura concebidos para populações em situação de isolamento ou de exclusão social.
Havendo já alguns projectos de voluntariado em leitura a decorrer no país, sobretudo em hospitais, estabelecimentos prisionais e lares de terceira idade, muitos haverá ainda por criar. A ideia é motivar as pessoas para o voluntariado, cruzando este acto de solidariedade com a importância que a leitura pode ter na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Ao mesmo tempo, com este passatempo pode dar-se a conhecer novos projectos às Bibliotecas Municipais, para que possam aproveitar sinergias e eventualmente fazer a articulação entre os voluntários e os destinatários.
Cada Biblioteca Municipal, para além da divulgação da iniciativa junto de potenciais candidatos, deve proceder à selecção de dois projectos que considere mais originais, mas ao mesmo tempo exequíveis, no contexto das populações em situação de isolamento ou de exclusão de cada Concelho.
A Câmara Municipal de Rio Maior, através da Biblioteca Municipal, também aderiu a este projecto e convida todos a participarem no passatempo. Os candidatos, pessoas individuais ou entidades colectivas, devem apresentar os projectos de promoção à leitura na Biblioteca Municipal até 31 de Agosto. O vencedor receberá um prémio de 300 livros de vários géneros para utilizar em projectos específicos de incentivo à leitura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR