sexta-feira, 17 de junho de 2011

Ex-reeducanda ministra aulas de artesanato no presídio feminino


Com apenas dois anos de atuação na área de ressocialização junto ao sistema penitenciário de Mato Grosso, a Fundação Nova Chance (Funac), além do reconhecimento da sociedade, vem conquistando também resultados que agregam valor a desafiante missão de promover a reinserção social de pessoas privadas de liberdade.

Um dos exemplos ocorreu na última terça-feira (31), ocasião em que uma ex-reeducanda do presídio feminino Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, firmou parceria com a Funac para ministrar, na unidade prisional onde cumpriu pena, curso de confecção de chinelos bordados, incluindo no trabalho gratuito a doação dos materiais empregados nas peças.

De acordo com o planejamento estabelecido para as aulas, serão atendidas inicialmente cinco reeducandas. Os produtos confeccionados serão comercializados e a renda revertida para a compra de novos materiais que irão oportunizar um segundo curso; o de bijuterias, a ser ministrado também pela ex-reeducanda.

Para a proponente da capacitação, a iniciativa visa mostrar à sociedade que as mulheres na unidade prisional poderão ao final da pena, assim como ela, voltar ao convívio social com dignidade.

Para a diretora em exercício do presídio feminino, Rosânea Maria, a atitude da ex-reeducanda é elogiável e servirá de referência para muitas mulheres ali atendidas, as quais poderão se espelhar no exemplo a ser seguido. A diretora afirmou ainda que a iniciativa é um estímulo e servirá para atrair outros cursos de qualificação, além das capacitações já ministradas no presídio.

Na avaliação da presidente da Funac, Neide Mendonça, exemplos como esse, além de emocionar, asseguram a importância da capacitação como fator gerador de renda e de aumento da autoestima dos atendidos.

Nessa direção, ela destacou a importância da criação de oportunidades para as reeducandas e agradeceu o apoio que a sociedade vem oferecendo ao trabalho da Fundação em todo o Estado. Ela ainda salientou que os resultados são possíveis também, devido à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) ter oferecido essa credibilidade à Fundação Nova Chance.

Por meio de parcerias com instituições públicas, privadas e sociedade civil organizada, a Funac vem desenvolvendo diversas ações de ressocialização. Uma delas é a Unidade Produtiva da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, onde são confeccionados diversos produtos, entre eles, sofisticados artefatos de couro. A capacitação das reeducandas para tais práticas tem oferecido à sociedade profissionais de alta qualidade.

Outras unidades prisionais em Mato Grosso também contam com Unidades Produtivas. No interior do Estado, a penitenciária Ferrugem no município de Sinop capacita reeducandos para a construção civil. Já na cadeia pública de Mirassol D'Oeste, entre outros projetos, alcançaram êxito na capacitação das técnicas de pintura em Telha e Tela.

fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR