terça-feira, 24 de novembro de 2009

PROJECTO ÁRVORE DO ANJO

Este projecto é um projecto de prevenção da delinquência, visto em países onde há estatísticas 50 a70% dos filhos dos presos acabarem mais tarde numa prisão.
1-Levar um presente de Natal( angariado pela FIAR) a casa da criança acompanhado duma carta do pai ou da mãe presos.
2-Que Natal não seja só um dia, lembrar-se da criança no dia de aniversário, férias, etc, para um gelado, um cinema ou outra actividade.
3- Tentar enquadrar todas as crianças com idades para isso, em campos de férias, durante as férias escolares.
4-Apoio escolar no próximo ano lectivo, material no princípio do ano, explicações, etc.
Isto porque a situação só se inverte com mais e melhor educação.

Vamos abranger os filhos dos presos de 6 estabelecimentos Prisionais da área de Lisboa e gostaríamos de saber se querem aderir a este projecto.

CONTACTO: martasarebelo@gmail.com



No Natal de 2006, a FIAR lançou pela primeira vez em Portugal, o projecto “Arvore do Anjo”, adoptado em vários paizes sob a designação “Angel Tree”.

Este projecto tem em vista “descentrar” os reclusos dos próprios problemas e favorecer o estreitamento das suas relações com as respectivas famílias por ocasião da época natalícia, através do envio de presentes aos seus filhos ( até aos 12 anos de idade inclusive) acompanhados de cartas do pai ou da mãe em reclusão, como expressão do seu amor pelos filhos.

Nesse ano, o projecto abrange reclusos de 6 prisões à volta de Lisboa ( E.P.L., Caxias, Monsanto, Linhó, Carregueira e Tires) e cerca de 400 crianças receberam um presente do pai ou mãe recluso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR