domingo, 22 de novembro de 2009

"Voluntários dão sinal de confiança"

A acção dos voluntários é importante para os reclusos e para as famílias, garante Clara Albino. A directora-geral dos Serviços Prisionais congratula-se pela grande abertura das organizações da sociedade civil para estas acções e revela um crescimento de voluntários já no corrente ano.

Qual a importância do voluntariado no sistema prisional português?
A acção de voluntários no apoio a reclusos e às suas famílias tem uma longa e frutuosa história de mais de um século, tendo mesmo sido percursora da institucionalização dos serviços de educação e ensino no sistema prisional. O voluntário, para além do apoio concreto que presta, aporta ao recluso um sinal de solidariedade e de confiança da sociedade civil na sua capacidade de mudar o seu percurso de vida, motivando-o e abrindo-lhe novas perspectivas de integração social.
Como é que o voluntariado é visto pelos reclusos e respectivas famílias?
De acordo com os testemunhos obtidos, revela-se muito gratificante para ambas as partes, verificando-se uma excelente receptividade por parte dos reclusos.
Há algum plano da DGSP para estimular o voluntariado prisional?
Todas as acções desenvolvidas nos últimos três anos, com o Programa de Voluntariado em Meio Prisional e a inscrição desta área como objectivo estratégico da DGSP, são reveladores da importância que conferimos ao voluntariado e ao contributo específico dos voluntários na missão do Sistema Prisional. Destaca-se ainda a aprovação de um Manual de Procedimentos, que se revelou um instrumento fundamental na formação, enquadramento e organização destes projectos. Importa também sublinhar a excelente abertura que as organizações da sociedade civil têm vindo a demonstrar relativamente ao meio prisional, traduzida no crescimento e diversificação das iniciativas e projectos de voluntariado, incluindo o voluntariado empresarial.
Pode esperar-se uma presença mais forte do voluntariado nas prisões?
Todos os dados, na sequência da estratégia prosseguida, apontam nesse sentido, constituindo também uma das vertentes do Programa do Governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direcção

Direcção

Mensagem de boas-vindas

"...Quando um voluntário é essencialmente um visitador prisional, saiba ele que o seu papel, por muito pouco que a um olhar desprevenido possa parecer, é susceptível de produzir um efeito apaziguador de grande alcance..."

"... When one is essentially a volunteer prison visitor, he knows that his role, however little that may seem a look unprepared, is likely to produce a far-reaching effect pacificatory ..."

Dr. José de Sousa Mendes
Presidente da FIAR